E.E.F. Ondina Maria Dias comemora 38 anos

03/09/2015 11:30

A Escola de Ensino Fundamental “Professora Ondina Maria Dias” comemorou na última segunda-feira (31), seus 38 anos de funcionamento. A Escola foi autorizada a funcionar de 1ª a 4ª série, nos turnos matutino e vespertino, mediante a Lei Municipal nº 521 de 30/08/1983.
Numa confraternização entre equipe de professores, alunos e autoridades municipais, pode-se relembrar que o nome Ondina Maria Dias se deu em homenagem a uma professora do Município, que nasceu em 05 de maio de 1915, e que o prédio foi construído 1977.
Num momento de homenagens e lembranças, a atual diretora Paula Regina da Silva Rosa pôde contar um pouco da história e agradecer o apoio de todos que de alguma forma colaboraram para o desenvolvimento do ensino na unidade. “Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, em favor de outra sem esperar nada em troca. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais. Queremos agradecer a todos que de alguma forma sonharam e realizaram o possível para que esta escola se tornasse o que hoje é, o exemplo de que a união realmente faz a força”-disse. Uma homenagem foi preparada aos antigos diretores, que contribuíram para a história da Escola: “E com sentimento de gratidão nos reunimos na tarde de hoje para agradecer os diretores que passaram por nossa escola. Em razão de seu grande esforço e empenho, vocês passaram a ser encarregados como cuidadores de nossa unidade escolar”- completou Paula.
Durante as falas, foi relembrado que até 1991, a unidade funcionou como Escola Reunida, atendendo somente as séries iniciais e a partir de 1992, através do Parecer nº 14/1992, aprovado em 11/02/1992, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, o funcionamento simultâneo de 5ª a 8ª série, gradativamente. Foi então que a Unidade Escolar passou a se chamar Escola Básica Municipal “Professora Ondina Maria Dias”. Lembrou-se também que em 1995 aconteceu a 1ª formatura e que no ano de 2003 uma nova mudança ocorreu na nomenclatura das escolas municipais esta passou a se chamar Escola de Ensino Fundamental “Professora Ondina Maria Dias”.
Atualmente, a escola conta com 81 funcionários, sendo 70 professores, e o seu corpo discente é composto 707 estudantes, continuando o funcionamento em dois turnos. Conta atualmente com 13 turmas no período matutino e 13 no período vespertino de pré ao 9º ano .
A Escola de Ensino Fundamental “Professora Ondina Maria Dias” é mantida pela Prefeitura Municipal de Tijucas e administrada pela Secretaria Municipal de Educação. Está situada à Avenida Bayer Filho S/N,Bairro XV de Novembro , nesta cidade de Tijucas,estado de Santa Catarina,CEP 88200-000.
O prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, participou da comemoração e também agradeceu a dedicação de todos que passaram pela escola, professores, diretores, merendeiras, zeladoras e alunos. “Cada ano alguém chega para somar, da mesma forma que todo ano alguém se despede, sem dúvidas quem passou pela Escola Ondina Maria Dias guarda uma boa lembrança e esse carinho é demonstrado nesta homenagem preparada pela equipe. Uma educação de qualidade cria um mundo de oportunidades e esta qualidade se expande quando se tem alunos dispostos a aprender e professores dispostos a ensinar, vemos muitos exemplos aqui e esperamos continuar nos surpreendendo” –disse o prefeito.