Empresário Italiano visita Tijucas para acompanhar desenvolvimento náutico

29/02/2016 10:23

O desenvolvimento de Tijucas como Pólo Náutico tem se tornado cada vez mais próximo. Passou pela cidade no dia 18 de fevereiro o empresário italiano Domênico Calábria sócio mantedor da agência Ítalo-brasileiro de Industria e Comercio Brazil Planet, que busca desenvolver e intensificar as relações econômicas o comércio exterior, o fluxo de investimentos e cultura entre Brasil, Itália e qualquer outro país da União Europeia.

Domênico Calábria é organizador da Fimar e representante do governo Italiano. O objetivo da visita foi acompanhar o andamento das ações do Pólo Náutico, conhecer a cidade e as possibilidades de viabilizar a vinda da Universidade Di La Spezia para Tijucas e região.

Acompanharam a visita, a também sócia mantedora da Brazil Planet Eunice Cappelletti, Leoandro Mané Ferrari, presidente da Acatmar – Associação Náutica Catarinense para o Brasil, Álvaro Ornelas do GTT Náutico e Máximo Bórgia, professor da Universidade Italiana, além do secretário de Industria, Comércio e Turismo Jean Carlos dos Santos, que recebeu os visitantes.

No ano passado, Domênico Calábria assinou com o município um protocolo de intenções no sentido de tornar mais próximo o desenvolvimento do Pólo Náutico em Tijucas em conjunto com o Governo Italiano. Entre os importantes resultados já conquistados através desta relação com o representante Italiano, Acatmar e GTT Náutico, recebendo ainda o apoio do Sebrae, está a apresentação do projeto do Pólo Náutico de Tijucas nas duas maiores feiras Náuticas do mundo, Gênova ITA e Fort Lauderdale USA.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Jean Carlos dos Santos, Tijucas vive um momento importante para o desenvolvimento do Pólo Náutico, possui planejamento estratégico para os próximos dez anos, parceria com o governo da Itália e empresas interessadas, possui um plano diretor adaptado ao desenvolvimento náutico e uma lei incentivo que será ainda mais competitiva no próximo ano.

Segundo o secretário, cabe salientar que o município, devido a sua localização geográfica, e áreas próximos à BR 101, no primeiro momento tem como foco os serviços náuticos, ou seja, a construção e manutenção de barcos.

Neste sábado (27), Tijucas recebe o Festival Náutico Rio Tijucas, com início às 09h na Rampa Municipal de Acesso ao Rio.