Escolas de Tijucas terão acesso à internet de alta velocidade

14/01/2021 11:24

A rede municipal de ensino de Tijucas está recebendo melhorias em diversos aspectos, tanto em termos pedagógicos como na infraestrutura das escolas. E para 2021, uma das boas novidades é o acesso à internet de alta velocidade nas unidades escolares. Isso porque Tijucas aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada do Governo Federal.

De acordo com a coordenadora dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rosimere Cristina Furtado, das 22 unidades de ensino do município, 18 já foram contempladas com o programa.

“Desde 2017 estávamos seguindo as orientações do Ministério de Educação para adesão ao programa. Foram várias etapas realizadas para alcançar esta conquista. Agora, 4.788 alunos de Tijucas podem contar com internet de qualidade”, explica a coordenadora.

O programa exigiu, até agora, um investimento de R$ 36.366,00. Os recursos foram utilizados na contratação e implantação do serviço de acesso à internet e na infraestrutura das escolas para distribuição interna do sinal de alta velocidade.

“Hoje todos utilizam muito a internet, seja para os estudos ou para o lazer e, por isso, a educação precisa acompanhar esta realidade e oferecer acesso de qualidade a todos os nossos estudantes. Programas como este são muito importantes e serão sempre bem vindos ao nosso município”, diz o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Complementação

Paralelo a esta implantação está sendo realizada uma licitação para compra de laboratórios móveis e aparelhos eletrônicos, como: notebooks (para alunos e professores), projetores multimídia e carrinhos de recargas. Estes equipamentos resultam em um investimento de aproximadamente R$ 800 mil provenientes do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Velocidade

A velocidade é de, no mínimo, 100 kbps por aluno, podendo ter como referência a faixa de matrículas na educação básica.
Agora, a Secretaria de Educação de Tijucas aguarda liberação do MEC (Ministério da Educação) para a próxima fase, que é a formação dos profissionais da educação via plataforma da Educação Conectada.

Confira as unidades contempladas em Tijucas:

Escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano

• E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes
• E.E.F. Profª Ondina Maria Dias
• E.E.F. Santa Terezinha

Escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano

• EEF Brilho do Sol
• EEF José Feller
• EEF Mercedes Julia Adão
• EEF Osmário Giacomossi
• EEF Madre Sabina
• EEF Monsenhor Augusto Zucco
• EEF João Caetano - Areias

Escolas de ensino Pré-Escolar 4 e 5 anos

• Pré Escolar Criança Feliz

Creches 1 - 4 anos (Centros de Educação Infantil)

•CEI Prof. Maria de Lourdes de Sousa Furtado ( antigo Olegário João Clemes)
•CEI Mauri Afonso da Silva
•CEI Eneide Mannrich dos Santos
•CEI Professor Marco Aurélio de Oliveira
•CEI Nair Ferreira
•CEI Professor Manoel dos Anjos
• CEI Profª Maria Helena Machado

“As demais unidades escolares ainda podem ser contempladas pelo MEC nas próximas etapas do projeto, que se estenderá até 2024. O Governo Federal planeja implementar a benfeitoria em todas as escolas do Brasil e nós vamos lutar por isso”, finaliza a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação