Esperança nos acordes

01/10/2015 10:04

Projeto Músicas atrai crianças e adolescendo atendidas pela Cras
Com o objetivo de complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e auxiliar no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, projetos diferenciados vem sendo trabalhados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre eles o Projeto Musicalização.
O serviço de convivência é administrado pela Prefeitura Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Ação Social e o Cras – Centro de Referência em Assistência Social e atende crianças de 06 a 16 anos de segunda a quinta-feira.
O projeto “musicalização”, desenvolve o gosto pela música e apresenta às crianças uma nova possibilidade de habilidade artística. As aulas de música são ministradas desde fevereiro pelo professor Marcio Melo, e o projeto atende crianças e adolescentes em grupos separados por faixa etária: 06 a 09 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos.
Para Marcio Melo, o objetivo das aulas é aguçar a sensibilidade das crianças e resgatar a boa música. “Aproveitamos para valorizar a boa música e introduzir inclusive a história da música nas aulas, desde o barroco, clássico, neoclássico, ópera e a música popular brasileira, fazendo com que a boa música não pare e não perca espaço” – disse o professor.
Para a secretária municipal de Ação Social Sheila Dias os projetos são muitas vezes uma oportunidade para as crianças e adolescentes de aprenderem algo novo e ter novos olhares sobre a vida. “O conhecimento abre a mente, é uma forma de eles verem que é possível construir um mundo e uma vida diferente através da música. Temos profissionais excelentes que trabalham da melhor forma com os nossos integrantes”. – disse a secretária.
A ida ao Serviço de Convivência é opcional e atende famílias com crianças em situação de risco. As aulas tornam o projeto ainda mais atraentes.
Hoje o projeto funciona na Escola José Higino da Silva, no bairro Santa Luzia.