Estiagem coloca região em estado de emergência

16/08/2018 9:32

Mapa Epagri/Ciram - Nível dos Rios
Em virtude da estiagem que atinge diversas cidades, em especial Tijucas há vários dias, persiste a preocupação com o baixo nível dos mananciais de nossa região. Nesta semana o volume de água na cachoeira da Itinga baixou significativamente, o que reflete negativamente, também, no abastecimento da cidade já que é esta a nossa principal fonte de captação.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Segundo aviso hidrológico da Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) publicado nesta quinta-feira (15), diversos rios do estado estão em regime hídrico extremo. Entre eles, está o Rio Tijucas.

O município de São João Batista, onde fica a régua da Epagri, encontra-se em estado de emergência com 40 centímetros negativos, ou seja, 40 centímetros abaixo do normal que, segundo o pesquisador de hidrologia da Epagri, Guilherme Miranda, teria que estar em pelo menos nove centímetros positivos. A tendência, segundo a Epagri é de manter o alerta já que a previsão ainda é de chuvas mal distribuídas e em baixo volume para os próximos dias.

“Pelos nossos estudos meteorológicos somente na segunda quinzena de agosto e principalmente, no mês de setembro, a situação das chuvas deve começar a voltar à normalidade”, explica Miranda.

TODOS PRECISAM COLABORAR

O Presidente do Samae de Tijucas, Jilson José de Oliveira, pede a colaboração de todos para que economizem água, evitando ações de desperdício como, lavação de calçadas, carros e outras atividades que exigem grande volume de água.

“Todas as medidas possíveis estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da estiagem, porém, somente com a normalização do volume de chuvas teremos resultados mais eficazes. Por isso a importância deste alerta e da conscientização das pessoas para a falta de água que é inevitável em situações como esta”, diz o presidente.

Sistema de captação Itinga - situação atual
Sistema de captação Itinga - como deveria estar

Confira as informações no site da Epagri/Ciram pelos links ‘Avisos Hidrológicos’ e ‘Rios Online’: (https://bit.ly/2w5brwq | https://bit.ly/2KXtEkV)

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Prefeitura de Tijucas/Samae | Imagem do mapa: Retirada do site da Epagri/Ciram)