Estudantes participam de evento alusivo ao Dia da Água

20/03/2014 16:21

O Samae de Tijucas promoveu nesta quinta-feira (20) um evento especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

O encontro foi realizado em dois turnos, matutino e vespertino, envolvendo alunos e professores da rede de ensino de Tijucas, tanto de escolas municipais quanto estaduais e particulares.

Durante a abertura o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi e o Diretor do Samae, Wilson Bernardo de Souza, falaram às crianças sobre a importância da preservação da água e relataram de forma breve como funciona o processo de captação, tratamento e distribuição da água que abastece nosso município.

Também durante o evento estudantes fizeram a leitura da Declaração Universal dos Direitos da Água e em seguida, o Engenheiro do Samae, Márcio de Lara Pinto repassou informações sobre a preservação da água acompanhadas de um desenho animado sobre o assunto.

O ponto alto, no entanto, foi a chegada do Mascote do Samae, um boneco em forma de gota de água que brincou com a criançada cantando a música ‘De gotinha em gotinha’.

O encerramento das atividades ficou por conta do Palhaço Tijuquinha e da amiga Pepica, que arrancaram boas gargalhadas do público nas brincadeiras improvisadas com participação dos estudantes. Através de mímicas e muitas risadas, as crianças aprenderam que atitudes simples do dia-a-dia podem representar um grande desperdício de água.

“Precisamos cuidar da nossa água com muito carinho para evitar que as futuras gerações sofram a sua falta!” – disse o Diretor do Samae.

A Secretária Municipal de Educação, Lorena de Oliveira Silva também participou do evento e na oportunidade pediu o empenho dos professores para que o tema seja trabalhado nas escolas de forma mais abrangente, multiplicando assim, as informações que foram repassadas durante o evento a todos os alunos da escola.

DIA MUNICIPAL DA ÁGUA

Além de ser Dia Mundial da Água, o dia 22 de março também é Dia Municipal da Água em Tijucas. A data foi instituída por meio da Lei Municipal nº 2252, do ano de 2010.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)