Estudantes são recebidos com novidades na rede municipal

20/02/2014 11:27

O início do ano letivo nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Tijucas está sendo marcado por uma série de novidades e melhorias preparadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Além das reformas realizadas recentemente para receber os alunos na volta às aulas, incluindo pintura, dedetização, limpeza de caixas d’água e troca de pisos e telhas, as unidades de ensino infantil também foram presenteadas com novos parques infantis, implantação de trocadores adaptados para banho dos bebês e escovódromo (espaço utilizado pelas crianças para aprender a escovar os dentes e receber orientações sobre a saúde bucal).

Já nas escolas de ensino fundamental, a novidade está na merenda escolar, já que a partir de agora elas contam com a facilidade do bufê. O sistema adotado em seis escolas da rede municipal de ensino de Tijucas, possibilita que o próprio estudante se sirva durante o recreio, de forma independente, porém, mantendo a qualidade da refeição oferecida pelas merendeiras e supervisionada pela Nutricionista da Secretaria de Educação, Graziley Motter Possamai.Sistema de bufê nas escolas
Sistema de bufê nas escolas

Atualmente contam com o bufê as escolas: João Caetano (Areias), Mercedes Júlia Adão (Centro), Walter Vicente Gomes (Praça), Santa Terezinha (Universitário), Ondina Maria Dias (Centro) e Osmário Giacomossi (Nova Descoberta).

A Secretária Municipal de Educação, Lorena de Oliveira Silva, vê a iniciativa de forma muito positiva.

“Esta novidade tem sido muito bem recebida pelos alunos e vemos como um importante estímulo às crianças na busca pela alimentação ideal, dando a elas ainda, maior liberdade na hora de se servir” – diz a Secretária.

Segundo ela, além desta novidade, os alunos também receberão novos kits de uniforme e de material escolar, os quais estão sendo providenciados para serem entregues em breve aos estudantes. A Escola Ondina Maria Dias também recebeu melhorias na parte estrutural da unidade, com destaque para o novo estacionamento de ônibus que garante maior segurança no embarque e desembarque dos alunos.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Ainda de acordo com a Secretária, os professores retornaram às escolas cheios de energia e disposição.

“A motivação de nossos professores nos enche de alegria e pode ser vista nas escolas, que foram decoradas com imenso capricho para receber os alunos, bem como nas atitudes dos educadores que se preparam das mais variadas formas para recepcionar os estudantes. Tivemos inclusive professores que se vestiram como personagens de contos de fada nos primeiros dias de aula. Estas atitudes merecem nosso reconhecimento e valorização!” – diz a Secretária.

Além da volta às aulas, os professores trabalham, durante o mês de fevereiro, a sondagem e nivelamento das turmas, em uma avaliação diagnóstica de toda a rede.

E em seguida, logo após o Carnaval, os professores terão mais uma etapa da Formação Continuada, prevista para os dias 6 e 7 de março, a qual tem por objetivo definir o Planejamento de 2014.

Estacionamento Escola Ondina Maria Dias
Novos parques infantis
Novos parques infantils

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro e Acervo Escolas)