FECAM participa de audiência pública sobre Ferrovia Norte-Sul

24/08/2015 9:22

No papel de vice-presidente, prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, representou a Federação no ato

O vice-presidente da Granfpolis e prefeito de Tijucas, Valério Tomazzi, representou a Federação Catarinense de Municípios - FECAM na audiência pública realizada nesta sexta-feira (21), para tratar do Estudo de Viabilidade Técnica da Ferrovia Norte-Sul, trecho Panorama (SP) - Chapecó (SC) - Rio Grande (RS).

A reunião realizada no Hotel Cuper, em São José, foi promovida pelo Fórum Parlamentar Catarinense e pela Federação Catarinense das Associações Comerciais e Indústrias do Estado - Facisc, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

O resultado do EVTEA realizado e apresentado pela equipe técnica da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, apontou para a viabilidade de construção da ferrovia para ligar o Centro- Oeste do país ao Oeste de Santa Catarina, uma vez que existe demanda de 16,5 milhões de toneladas de grãos para abastecer as agroindústrias do Oeste. Ao todo, o trecho terá 1.785 quilômetros de extensão. Em Santa Catarina, a ferrovia será de 115 quilômetros e passará por 16 municípios.

O diretor-presidente interino da Valec, Mário Rodrigues Júnior, disse que é bem provável que as obras sejam executadas por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).

O ministro Antônio Carlos Rodrigues afirmou que os projetos do Ministério dos Transportes foram passados para os chineses, para os alemães na visita desta semana e para um grupo russo especializado em ferrovias.

O prefeito Valério Tomazzi considera importante a união dos três estados do sul para viabilizar a construção da ferrovia norte-sul que, segundo ele, vai desenvolver Santa Catarina.

Além do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Mauro Mariani, também participaram da reunião o senador Dário Berger, os deputados federais Pedro Uczai, Décio Lima, Geovania de Sá e Jorginho Mello, além de deputados estaduais e empresários ligados a Facisc.

Texto: Maria Helena
Assessoria de Comunicação FECAM