Fique atento ao prazo de matrículas para escolas municipais e Colônia de férias

20/11/2017 17:09

A Secretaria municipal de Educação de Tijucas abriu nesta segunda-feira (20) o prazo para matrículas e rematrículas de alunos da rede municipal de ensino. No caso dos centros de educação infantil (creches) e pré-escolares I, as rematrículas serão feitas nas próprias unidades escolares de 20 a 24 de novembro. O objetivo é atualizar os dados de cadastro dos alunos e as informações para contato com os pais.

Já no caso de alunos novos para o Pré-escolar I, as matrículas serão feitas de 4 a 8 de dezembro e para alunos de pré II e ensino fundamental I e II, o prazo de matrículas é de 30 de novembro a 11 de dezembro.

De acordo com a secretária de Educação, Neide Maria Reis, a intenção da secretaria é que o preenchimento de vagas priorize o atendimento aos alunos que moram próximo da escola, respeitando assim, a lei do zoneamento escolar. “Todas as nossas escolas têm as mesmas condições de trabalho e, por isso, não há necessidade de um aluno se deslocar para uma escola distante de sua casa, muitas vezes até, de seu bairro, para ter um ensino de qualidade”, diz a secretária.

Ainda segundo ela, a medida melhora a distribuição de alunos por sala , evitando que algumas escolas fiquem com turmas maiores tendo vagas em outras, e ao mesmo tempo, auxilia na logística do transporte escolar que fará o deslocamento dos alunos também, respeitando o zoneamento.

COLÔNIA DE FÉRIAS

Também já está no cronograma da secretaria de Educação a abertura da Colônia de Férias para crianças da educação infantil. Ao todo, 189 vagas estão sendo oferecidas para a Colônia de Férias que vai funcionar de 9 janeiro a 9 de fevereiro de 2018, nos períodos matutino, vespertino e integral no Centro de Educação Infantil Zilda Maria Peixer (Bem-te-vi).

Têm direito às vagas para Colônia de Férias, crianças de quatro meses a três anos de idade, completos até dia 31 de março de 2018 e que estejam matriculados no ano de 2017. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e estarão abertas entre 27 de novembro e 1º de dezembro.
Confira os documentos necessários para matrícula:

CRECHES, PRÉ-ESCOLARES I E II, ENSINO FUNDAMENTAL I E II

- Certidão de nascimento do aluno
- Cédula de identidade (RG) do pai, da mãe e ou responsável legal;
- Declaração de guarda emitida pelo juizado da infância e juventude, quando for o caso;
- Comprovante de residência em nome dos pais ou responsável ou declaração com firma reconhecida comprovando residência;
- Cartão de vacinação em dia;

COLÔNIA DE FÉRIAS

Certidão de nascimento do aluno
- Cédula de identidade (RG) do pai, da mãe e ou responsável legal;
- Comprovante de trabalho dos pais e ou responsáveis legais, onde deverá constar horário de trabalho a ser cumprido, CNPJ/MF da empresa e declaração que um dos cônjuges ou responsáveis não se encontra em período de férias na data da Colônia de Férias. Em caso de trabalhadores autônomos, deverá ser feita uma declaração com firma reconhecida;
- Cartão de vacinação em dia;
- Comprovante de renda dos pais ou responsáveis.

A lista de vagas preenchidas na Colônia de Férias será divulgada a partir do dia 12 de dezembro. Todas as informações aqui dispostas constam do Edital 001/SME/2017 (link abaixo).

Fique atento às datas de matrícula e rematrícula:

- Rematrícula creches e pré-escolares I .................................................................... 20 a 24/11
- Matrícula para alunos novos Pré-escolar I ............................................................. 04 a 08/12
- Matrícula para alunos novos Pré II e Fundamental I e II.................................... 30/11 a 11/12
- Matrícula para Colônia de Férias (educação infantil) ........................................ 27/11 a 01/12

*As vagas de creche serão fornecidas de acordo com a lista de espera.

Acesse também:

-Planilha de vagas disponibilizadas nas unidades para 2018 (o número corresponde à realidade no dia de abertura do prazo de matrículas)

- Edital de Matrículas para Colônia de Férias

- Edital de Seleção Interna de Professores para Colônia de Férias

Mais informações na Secretaria Municipal de Educação, através do telefone (48) 3263-8129.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Ilustrativa)