Gestantes de Tijucas conhecem nova maternidade referência

06/08/2018 15:37

Na tarde da última sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas promoveu a visita de gestantes do município à maternidade do Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass. A maternidade, que está sendo concluída, será uma das referências para Tijucas, assim como São João Batista. A visita foi acompanhada pelo Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Após o fechamento da Maternidade Chiquinha Gallotti, por parte da Associação Congregação de Santa Catarina, gestora do Hospital São José, a Administração Municipal tem se esforçado para proporcionar as melhores opções para as gestantes da cidade. A parceria com o hospital de Biguaçu, então, corrobora este esforço, uma vez que a maternidade será uma referência para a região. A unidade fica a aproximadamente trinta minutos de Tijucas e facilita o acesso das famílias.

As cinco gestantes foram recebidas pela Secretária de Saúde de Biguaçu, Genivalda Ronconi, e pelo Diretor do Hospital, Claudio Marmentini, que apresentou as instalações. Segundo Claudio, ainda não há uma data certa para a inauguração da unidade, que depende de alguns repasses do Governo do Estado. No entanto, a unidade está praticamente pronta, faltando poucos detalhes para sua conclusão.

A maternidade conta com ótima estrutura, preparada para atender as gestantes da região com excelência. Ela conta com espaços para partos cesáreos e normais, além de ser preparada para a realização de partos humanizados. Há salas de espera equipadas para que as gestantes e seus acompanhantes tenham todo o conforto. Os quartos para pós-parto são duplos, equipados com banheiros, televisão e espaço para acompanhantes. As gestantes poderão internar-se horas ou, até mesmo, poucos dias antes do parto, em caso de partos de risco, por exemplo.

O Secretário Vilson José Porcíncula vem acompanhando a fase de conclusão da obra e acredita que esta é uma importante parceria que o município está firmando. “A estrutura está impecável, é uma referência excelente. Aqui as nossas gestantes terão todo o suporte que precisam, em uma unidade nova e totalmente equipada com o que há de melhor”, afirma.

Segundo o Diretor do Hospital, Claudio Marmentini, a unidade está praticamente pronta, mas só vai ser aberta quando estiver apta a funcionar plenamente. “Poderíamos inaugurar logo, já colocando em funcionamento, mas nós só vamos abrir a maternidade quando todos os detalhes estiverem concluídos”, explicou às gestantes. A ideia é que isto aconteça no menor prazo possível.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).