Grupo teatral de Tijucas vai produzir primeiro filme de animação da cidade

10/02/2017 9:18

O Grupo Teatral de Tijucas Anjos da Noite Produções Culturais vai produzir o primeiro curta metragem de nosso município, intitulado Focos do Amanhã. A produção do filme só será possível graças ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência), que possibilitou ao grupo captar recursos para o projeto através do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Tijucas.

Segundo o produtor do filme, João Daniel, da AN Produções, a captação de recursos foi aprovada através de isenção fiscal pela empresa Da Magrinha, que patrocina o projeto.

“O patrocínio é de aproximadamente R$ 50 mil, dos quais 20% deste valor serão destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o restante será repassado ao projeto do nosso filme”, explica João.

Dirigido por Dhio Adhelino, o curta metragem tem por objetivo repassar ao público uma mensagem lúdica do combate ao abuso infantil de crianças e adolescentes. O filme já está sendo produzido e deve ser finalizado nos próximos meses.

“Depois de pronto, o projeto prevê a exibição gratuita do filme em todas as escolas municipais de Tijucas. Com isso o grupo poderá levar adiante a sua arte e ao mesmo tempo, colaborar com a discussão sobre este tema tão relevante na sociedade atual”, diz a secretária de Ação Social de Tijucas, Rosely Steil.

O diretor do filme Dhio Adhelino aproveita a oportunidade para agradecer aos empresários que patrocinam o projeto. “Ficamos muito gratos pelo carinho da empresa, pela visão que possuem e, sobretudo, pela confiança na realização deste projeto. Nada seria possível sem um patrocinador e a empresa Da Magrinha entrou conosco nesta luta pelo combate ao abuso infantil”, diz.

Empresas com regime de declaração em lucro real que estiverem dispostas a colaborar com o filme ainda podem repassar recursos com base no imposto de renda de 2016. Para saber mais, basta entrar em contato com o grupo através do e-mail: produçã[email protected]. Eles também conta com uma fanpage: www.facebook.com/filmefocosdoamanha

SOBRE O FIA

O FIA é um fundo especial que tem por objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. As empresas interessadas em colaborar com projetos sociais podem destinar parte do valor a ser deduzido na Declaração do Imposto de Renda anual. A dedução pode ser de 3 até 6% do imposto devido, ou seja, em vez de destinar este imposto para a Receita Federal, a empresa destina este valor para o financiamento de projetos de atendimento à população infanto juvenil.

PROJETOS EM TIJUCAS

Atualmente a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ação Social, que conduz o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) mantém diversos projetos financiados pelo FIA em parceria com empresas da cidade, como a Magrinha e ainda, a Portobello, que é uma das principais patrocinadoras dos programas locais.

De acordo com a secretária de Ação Social hoje estão sendo oferecidas no Instituto Mathilde Bayer, aulas de violão e violino. “A partir do mês de março temos a intenção de oferecer também, aulas de piano”, diz a secretária.

Outros projetos também em andamento são a Banda Marcial e as aulas de Hapkido, ambos mantidos em parceria com a Portobello.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação AN Produções)