Imperador recebe a Chave da Cidade

10/06/2014 10:54

Em uma cerimônia realizada na tenda montada ao lado da Igreja Matriz, devido ao mau tempo, o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, conforme a tradição da festa do Divino Espírito Santo, entregou na noite de sábado (07) a chave da cidade ao Imperador Igor Lopes Venâncio, que estava acompanhado da imperatriz Caroline Lopes Venâncio.
Além de todo o cortejo, bandeireiras e do Pároco de Tijucas Elizandro Scarci, também se fez presente no evento a Comissão Organizadora do Império 2014, da Rua do Governo, que esteve sob a coordenação da Bandeireira Nilza Iolanda Ramos.
Em discurso, o prefeito Valério falou da emoção de participar deste momento pela segunda vez enquanto chefe do Poder Executivo.
"Somos felizes por Tijucas ter a tradição da Festa do Divino. A bandeira, ao visitar uma residência, faz entrar naquela família o amor, a lembrança dos dons. Lembremos dos sete dons e continuemos tendo cada um deles como ponto de equilíbrio em nossas vidas" - disse o prefeito.
Durante a cerimônia, Imperador e imperatriz receberam recordações da Administração Municipal, assim como os casais membros da Comissão Organizadora. Logo em seguida, o prefeito acompanhou o Cortejo Imperial até a Igreja Matriz de Tijucas onde foi celebrada a Missa Festiva.
A Festa do Divino Espírito Santo é uma tradição vinda dos imigrantes portugueses, no final do século 18. O cortejo surgiu de uma promessa da Rainha Izabel, esposa do rei de Portugal entre 1282 e 1336. Se acaso o Divino Espírito Santo intercedesse junto à Deus e evitasse uma guerra que vinha se armando entre seu marido e seu filho, a rainda doaria sua coroa e seu cetro. O pedido foi atendido e desde então, todos os anos, a coroa é colocada sobre a cabeça de um plebeu, durante a Festa de Pentecostes, na Corte e nas demais cidades portuguesas.
A Festa do Divino Espírito Santo segue até hoje, segunda-feira (09) e está integrada à programação de Aniversário dos 154 anos de Tijucas que segue até dia 15 de junho.

Casal Imperial, Caroline Lopes Venâncio e Igor Lopes Venâncio