Inaugurado novo Cras em Tijucas

27/06/2016 17:16

Com o objetivo de melhorar a estrutura e qualificar ainda mais os atendimentos voltados para a Assistência Social no Município, a Administração Municipal de Tijucas através de uma parceria entre Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque inaugurou na última sexta-feira (24) a nova sede do Cras – Centro de Referência em Assistência Social. A obra foi realizada pelo Estado, em área cedida pela Prefeitura Municipal de Tijucas e teve um investimento de R$ 319,253.
A gestão do equipamento será feita pela Assistência Social do Município. A obra, realizada especialmente para atendimentos através do Cras, recebeu o nome de Maria Olíbia Dias, conhecida na cidade pelo apoio constante em ações voltadas aos menos favorecidos. Maria Olíbia também ajudou na organização do 1º Casamentão Popular Tijuquense, além de participações em campanhas do Agasalho e campanhas da Defesa Civil. A Homenageada faleceu no ano de 2013. Seus familiares prestigiaram a inauguração.
O secretario de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação Geraldo Althoff esteve presente na cerimônia de inauguração. Geraldo falou sobre a satisfação em inaugurar a obra ainda nas comemorações dos 156 anos de Tijucas e lembrou da sua infância, quando passava férias na casa de familiares que viviam na cidade. O secretário lembrou que a base da Ação Social é feita pelo Município, mas que o Estado contribui para a construção de estruturas específicas para esse trabalho, já que nem sempre é possível realizar este tipo de investimento. Atualmente, 88 Cras estão sendo construídos em Santa Catarina, além de 29 Creas.
O Cras é considerado a porta de entrada do atendimento à Assistência Social, tendo a missão de oferecer serviços às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O principal serviço oferecido pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que engloba o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O prefeito Municipal de Tijucas Valério Tomazi destacou que a equipe do Cras continuará a realizar o belo serviço que já vem oferecendo, mas agora, instalados em uma estrutura melhor. “Este é um local de acolhimento, por isso, pedimos que a equipe mantenha os gestos humanos, a atenção e o carinho para com os outros. É preciso olhar para o outro com o coração, buscando fazer sempre mais por aqueles que não tiveram oportunidades”. – disse o prefeito, que também agradeceu a Secretaria do Estado de Assistência Social e Agência de Desenvolvimento Regional por proporcionar esta grande conquista para Tijucas.
Representando Calos Arnold Queluz, secretário Executivo em exercício da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque esteve Emerson Schimidt, gerente de políticas sócio econômicas. Também participou da Cerimônia Camila Magalhães Nelsis, diretora de Assistência Social do Estado.
A Secretaria de Assistência Social de Tijucas Sheila Dias agradeceu à Câmara de vereadores pela sugestão e aprovação unânime na escolha do nome do Cras e parabenizou a equipe pelo excelente trabalho que juntos, vem desenvolvendo na cidade. Sheila também agradeceu ao Governo do Estado por proporcionar esta que é a primeira obra realizada especificamente para a Assistência Social na cidade, já que até então os órgãos atuavam em ambientes adaptados. O novo Cras está localizado na Avenida Coleira, no bairro Praça.