Ligações clandestinas de esgoto prejudicam o Meio Ambiente

18/08/2015 11:50

Num momento onde a luta em prol do meio ambiente está cada vez mais em destaque, Tijucas vem tendo sérios problemas com as ligações dos esgotos residenciais na rede de água pluvial.
A Administração Municipal vem recebendo uma série de reclamações por parte a população, de esgoto correndo à céu aberto, vazando das bocas de lobo e o que se via, eram erros gravíssimos de esgoto sendo liberado diretamente na rede de água. A Rede é um local onde apenas passaria água da chuva, e por ser apenas água, vai diretamente para o Rio, sem qualquer tratamento.
“Somos amantes e defensores do Rio Tijucas, e talvez muitos moradores não saibam o ma
l que estão causando. Temos um rio maravilhoso, onde muitas pessoas aproveitam para pescar e praticar esportes náuticos, não podemos perder esta tradição por conta de um erro, um costume que pode facilmente ser mudado” – diz o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi.
A regra, é que nenhuma parte do esgoto pode ser jogada nas redes de águas pluviais, ou seja, as bocas de lobo e galerias subterrâneas. O erro não acontece apenas em Tijucas, e o alerta vem tomando destaque em muitas outras cidades brasileiras, visto que é muito comum algumas pessoas confundirem a rede de esgoto com a pluvial. Sem o tratamento devido, o esgoto pode matar várias vidas e destruir o ecossistema. O alerta também serve para a caixa de gordura, onde o detergente que desce com a água, por exemplo, cria uma camada sobre os rios que impede a oxigenação e mata a vida aquática do local.
Na última semana duas ligações clandestinas foram fechadas pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos através de reclamações de moradores, em uma delas, além do esgoto, encontrou-se também uma ligação da caixa de gordura, cujo material entupiu o cano por onde passaria a água e o esgoto vazou para a rua, causando odor e podendo transmitir uma série de doenças.
Para amenizar o problema e proteger ainda mais o Meio Ambiente e a saúde da população, Tijucas vem trabalhando na construção da Rede de Tratamento de Esgoto Sanitário. As obras de Saneamento Básico contemplarão 60% das residências, e é a melhor forma de evitar doenças que são transmitidas através de coliformes fecais. Para ter uma breve noção dos riscos de contaminação, cerca de 6 mil crianças morrem no mundo por dia ao consumirem água imprópria por consumo.
Os moradores precisam estar alertas e ajudar a fiscalizar casos como estes. Enquanto as obras de Saneamento Básico não forem concluídas, será preciso construir uma fossa séptica e direcionar o esgoto pra lá.