Localidade da Itinga terá projeto de educação ambiental

16/05/2019 12:56

Ampliando as atividades de Educação Ambiental já existente nas escolas da cidade, o município de Tijucas agora vai lançar o projeto para os moradores. Utilizando uma série de atividades inicialmente na localidade da Itinga, como programa piloto, a ação deve ser estendida aos demais bairros futuramente.

Na manhã desta quinta-feira (16), o projeto intitulado Recicla Meu Bairro foi apresentado por um grupo (formado por uma psicóloga e educadores que irão executar as ações) e aprovado pelo prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha. As ações devem ser iniciadas no dia 05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente e também como parte das atividades do mês de aniversário de 159 anos do município.

“Todo cidadão, independentemente de sua condição social, econômica e educacional é responsável pelo lugar em que vive, pois é sempre um lugar compartilhado. Assim, o que afeta uma pessoa, afeta a todos. O lixo que se produz é um problema que necessita da colaboração de todos para ter um destino correto”, destaca o educador ambiental Victor Bruno Prudente, um dos autores da iniciativa.

O Recicla Meu Bairro: educação e cidadania no manejo do lixo doméstico será lançado primeiramente na localidade da Itinga, devido a presença da Estação de Tratamento de Água (ETA) no local, demonstrando o cuidado da Administração Municipal com a água que é distribuída à população. O objetivo principal é estimular iniciativas e ações concretas para a reciclagem seletiva do lixo doméstico e de preservação.

“Pretendemos sensibilizar e conscientizar a comunidade para uma boa convivência com o meio ambiente, integrada a uma busca por qualidade de vida e saúde. Desenvolveremos ações no espaço comunitário para a incorporação da reciclagem consciente do lixo doméstico”, informa Letícia Ribeiro dos Santos, também autora da iniciativa.

Etapas do programa

O projeto Recicla Meu Bairro tem médio prazo e será dividido em seis etapas, que incluem:

1. Sensibilização: exibição de documentários sobre as consequências do lixo para os seres vivos;
  2. Conscientização: dinâmicas de grupo, dramatização e palestras sobre a reciclagem seletiva do lixo;
  3. Educação e cidadania: visitas a cooperativas de reciclagem com famílias, alunos e professores, com registros fotográficos e exposição do material para a comunidade;
  4. Estimulação à mudança de hábitos: produção de um calendário feito com materiais provenientes da coleta seletiva, bem como brinquedos e entrega dos materiais produzidos para a comunidade. Nesta etapa também será realizada uma passeata;
  5. Avaliação: será entregue um questionário sobre a reciclagem do lixo doméstico, seguido por uma análise estatística dos dados coletados e a divulgação dos resultados; e
  6. Manutenção: será realizado um ciclo de palestras sobre o reaproveitamento do lixo e os benefícios da reciclagem.

Segundo o prefeito Eloi Mariano Rocha a ideia é abranger a iniciativa para todos os bairros e localidades do município para que o lixo seja separado corretamente, auxiliando na preservação do meio ambiente local. Para ele, projetos assim visam a importância da reutilização afim de diminuir o acúmulo de lixo, como também poupar a natureza da extração de recursos.

“O lixo é um importante arsenal de matéria a ser reaproveitada. Ele oferece oportunidade de trabalho aos cidadãos e estimula a preservação da natureza de uma forma mais concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geramos, diminuindo o desperdício, ainda incentiva a limpeza da cidade e principalmente do local em que se vive. Estamos gerando saúde e qualidade de vida não só para os bairros, mas também para a cidade como um todo”, destaca o prefeito.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto