Média de 500 litros de óleo são recolhidos por mês em Tijucas

03/05/2016 10:44

Não é mais segredo que o óleo de cozinha usado, quando descartado de forma irregular, pode causar grandes danos ao meio ambiente, poluir córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. A substância, também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal, interfere no fluxo, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede o desenvolvimento e o crescimento de vidas marinhas.
Em Tijucas, a empresa, contratada pela Administração Municipal e responsável pela Coleta Seletiva na cidade, Coopervat Coleta Seletiva, realiza o recolhimento do óleo de cozinha, evitando o descarte irregular. Em média, a empresa recolhe 500 litros da substância entre os moradores da cidade, cadastrados para participação da Coleta Seletiva. O armazenamento é simples, o óleo pode ser colocado em qualquer recipiente plástico, fechado com uma tampa.
Atualmente, Tijucas possui aproximadamente 4 mil pontos de coleta seletiva, entre residências e indústrias, para recolhimento de materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O óleo é enviado à uma empresa responsável, que purifica e transforma em Biodiesel.
A importância da coleta do óleo de cozinha se deve por um fator pouco refletido, um litro da substância pode poluir cerca de 10 mil litros de água, algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (quantidade que você usaria em 14 anos).
Para ter o lixo reciclável, incluindo o óleo de cozinha usado, recolhido pela empresa responsável, o morador deve cadastrar a sua casa através do telefone (48) 9924 4663. A Coleta atende os bairros Praça, Sul do Rio, Pernambuco e Timbé nas segundas-feiras, localidade do Coroado e bairro Universitário nas terças-feiras, Joáia e empresas cadastradas nas quartas-feiras, Mata Atlântica, XV de Novembro e Centro nas quintas-feiras e Areias, Santa Luzia e empresas cadastradas nas sextas-feiras.