Merenda escolar incentiva hábitos saudáveis aos alunos

31/03/2016 9:17

Partindo do princípio de que crianças que tem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável terão melhor qualidade de vida na fase adulta, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando com ainda mais atenção na inserção de alimentos saudáveis na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.
Em Tijucas, o cardápio da merenda escolar é produzido por uma nutricionista, juntamente com as merendeiras de cada Escola e Centro de Educação Infantil, sempre respeitando a faixa etária e os nutrientes necessários para cada fase da infância.
Para a nutricionista que atua na Secretaria Municipal de Educação de Tijucas Graziely Motter Possamai, algumas ações realizadas no ambiente escolar contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis e facilitam o consumo desses alimentos pelas crianças e adolescentes. “Cada escola tem seu cardápio diferenciado e sempre que possível utilizamos alimentos orgânicos. Além dos itens comuns da merenda escolar, adquiridos através de processos licitatórios, a alimentação conta com produtos adquiridos através do projeto Agricultura Familiar, ou seja, produtos adquiridos de agricultores da cidade”. – disse a nutricionista.
Sempre incentivando a ingestão de alimentos naturais, os alunos deixaram de receber sucos artificiais na merenda, sendo substituídos por sucos de polpa de maracujá, abacaxi, morango e suco de uva integral.
Para a secretária Municipal de Educação Lorena de Oliveira Silva, adequar a merenda escolar aos princípios da alimentação saudável foi um passo importante para a educação de Tijucas, que rendeu frutos, e hoje, já conta com grande participação de alunos em projetos como a horta escolar. “O ambiente escolar é o local ideal para estimular o consumo de alimentos saudáveis, mas é importante que seja dado continuidade a este trabalho em casa, com atenção e auxilio dos pais. Devemos lembrar que o comportamento dos pais contribui para os hábitos alimentares de seus filhos”. – lembra a secretária.
Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Tijucas conta com quase 5 mil alunos, distribuídos em 14 escolas e nove creches.