Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Morretes recebe Unidade Básica de Saúde

17/06/2014 10:32

Os moradores do bairro Morretes, às margens da BR 101 em Tijucas tiveram um grande sonho realizado na manhã da última sexta-feira, data em que se comemorava o aniversário da cidade.
A localidade recebeu da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde a Unidade Básica de Saúde Maria Margarida Cotta.
A conquista da nova Unidade de Saúde foi comemorada pela população, que antes era atendida na escola do bairro apenas uma vez por semana. Os casos mais graves precisavam ser encaminhados para os postos de saúde dos bairros mais próximos. Hoje, de acordo com a secretária de saúde Rosicler Furtado, além de prestar atendimentos mais simples pela equipe da saúde da família, a Unidade Básica de Saúde Maria Margarida Cotta, prestará atendimentos especializados, como ginecologia, pediatria e odontologia.
Ao todo, são 153m de área construída, que irão garantir conforto e agilidade nos atendimentos a serem realizados. A Unidade de Saúde possui recepção, sala de triagem, sala de esterilização, sala de curativos, consultórios, além de realizar preventivos para saúde da mulher e encaminhamentos a especialistas através do SISREG- Sistema Nacional de Regulação da Saúde, para Florianópolis.
O prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi falou sobre a importância de inaugurar no dia em que Tijucas comemorou 154 anos, uma Unidade de Saúde naquela comunidade. O prefeito ressaltou que todos tem direito à um local adequado para que sejam realizados os atendimentos e a comunidade de Morretes, que fica afastado do centro da cidade e às margens da BR 101, merece uma atenção especial.
O nome escolhido foi uma homenagem à parteira Maria Margarida Cotta, antiga moradora da localidade, que por muitos anos realizou os partos das mulheres que viviam ali. Como homenagem à realização dos partos, Maria Margarida era convidada a batizar o primeiro filho que nascia na família, o que a fez ter muitos afilhados e ainda ser lembrada com carinho pelos moradores.
Representando a comunidade, a moradora e agente comunitária Alcires Terezinha Cotta se emocionou ao falar da importância da inauguração para o bairro, que agora poderá contar com uma estrutura que dará mais qualidade ao atendimento. A agente comunitária ainda agradeceu a Administração Municipal por ter idealizado esse antigo sonho.

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil