Município decreta novas regras para enfrentamento à Covid-19

25/06/2020 15:32

Foi publicado na manhã desta quinta-feira (25) um novo decreto municipal, número 1563/2020. Ele determina novas regras para o funcionamento de restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes, food trucks, cafeterias, padarias e atividades semelhantes em Tijucas. O documento também explica como devem funcionar e ainda reforça medidas de segurança adotadas anteriormente.

“O combate ao vírus depende de todos nós. Se cada um fizer a sua parte respeitando o isolamento e as medidas de higiene, não vamos precisar adotar muitas restrições. Agora precisamos da cooperação de todos”, diz o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Veja em detalhes os tópicos do novo decreto:

Uso obrigatório de máscaras

O decreto municipal reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras por parte da população.

Recomendações aos pacientes suspeitos e confirmados

Toda pessoa portadora ou suspeita de contaminação pela Covid-19 e seus contatos deve cumprir as ordens e medidas prescritas pelas autoridades de saúde, submetendo-se obrigatoriamente ao isolamento ou quarentena. Além disso, toda pessoa deve comunicar à autoridade de saúde competente qualquer caso ou suspeita de contaminação pela Coronavirus do qual tenha conhecimento.

Atividades físicas e áreas de lazer

Atividades físicas e uso de áreas de lazer nas praças, parques, ciclovias, praia e demais áreas públicas, somente poderão ser realizadas durante os dias de semana (de segunda a sexta-feira), de forma individual nos ambientes ao ar livre, observando as regras de higiene e distanciamento, estabelecidas na Portaria SES nº 275, de 27 de abril de 2020. Arenas de esportes e quadras esportivas públicas e privadas, comerciais e não comerciais devem permanecer fechadas.

Restaurantes, pizzaria e demais atividades correlatas

Permitido funcionamento de segunda a sábado das 11h às 15h, enquanto que no período noturno das 18h às 22h, após este horário somente por entrega (delivery) e busca no balcão. Aos domingos somente por entrega e busca no balcão.

Bares, lanchonetes, food trucks e damais atividades correlatas

Permitido funcionamento de segunda a sábado das 8h às 22h. No período noturno (após às 22h) e aos domingos, permitido funcionamento apenas para entrega (delivery) e retirada no balcão.

Cafeterias, padarias e demais atividades correlatas

Permitido funcionamento em horário normal apenas para entrega e busca no balcão, não pode haver consumo no local.

Supermercados

Poderão funcionar em horário normal com 50% de sua capacidade de público.

Leia o decreto na íntegra aqui

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza