Museu Tijucas e Colônia de Pescadores oferecem mais cultura às Escolas

19/05/2016 11:39

Na 14ª Semana de Museus, ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, uma parceria tem dado certo. O Museu Tijucas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Colônia de Pesca Z 25, estão promovendo visitas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino na sede da Colônia, localizada no bairro Praça, com o objetivo de valorizar a história e cultura local.
O tema proposto para este ano é “Museus e Paisagens Culturais”, onde é enfatizada a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil, que é constituído por uma grande variedade de bens culturais.
Esse evento, de caráter nacional, visa identificar a relação entre diferentes grupos sociais e o território, tendo como exemplo comunidades ribeirinhas, sertanejos, povos do Cerrado, grupos indígenas, quilombolas, agricultores e outros. A escola dessas populações se dá pelo fato de possuírem fortes laços com a natureza e intenso sentimento de pertencimento com as localidades onde vivem, transmitindo as tradições culturais de geração para geração.
De acordo com o museólogo do Museu Tijucas Tiago Lessa de Miranda, a partir do tema proposto pelo IBRAM, as visitas têm como objetivo fazer com que a juventude conheça um pouco do cotidiano dos pescadores artesanais do município. Nessas visitas, conduzidas pelo presidente da Colônia Valdir Mafra, com o apoio dos professores da Rede Municipal e do museólogo, os estudantes terão a oportunidade de tirar dúvidas, e obter informações sobre a profissão de pescador, além de discutir sobre a tradição e história da pesca na cidade de Tijucas.
As visitas são direcionadas aos grupos escolares, mas também estão abertas ao público em geral. Entre as escolas que participaram está a Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha e E.E.F. Walter Vicente Gomes. As visitas seguem até esta sexta-feira (20).