MUSEU TIJUCAS participa da 12ª Semana de Museus

08/05/2014 9:07

Pelo segundo ano consecutivo, o Museu Tijucas participará da Semana de Museus. Em sua 12ª edição, o evento visa comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, proposto em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), cujo objetivo é valorizar e dar visibilidade às ações dos museus perante a sociedade.

Em 2013, a 11ª Semana de Museus contou com a participação de 1.251 instituições, contabilizando 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros.

Neste ano, a Semana de Museus ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio e o tema proposto pelo IBRAM é: “Museus: coleções criam conexões”. O objetivo desse tema é justamente ressaltar as infinitas conexões possíveis a partir das coleções presentes nos museus. Estarão participando da semana 1.337 museus e outras instituições culturais, promovendo aproximadamente 4.268 atividades.

A Semana no Museu Tijucas, que este ano terá o enfoque em oficinas, tem como objetivo principal mostrar as manifestações e costumes culturais de Tijucas: o Boi-de-Mamão e a Culinária Típica: Pirão com Lingüiça.

Como destaque especial, podemos citar a oficina do Boi-de-Mamão, que será ministrada pela professora DIONE RAIZER, Msc em Educação pela UFSC, Professora de educação infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Atualmente Articuladora do Processo de Avaliação de Desempenho Profissional da Secretaria Municipal, que confeccionará materiais que irão servir de apoio pedagógico aos professores do nosso município.

Para participar dos eventos no Museu Tijucas, procure a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, através do telefone 32635665.

Confira abaixo a programação do Museu Tijuca e a programação nacional no link: http://eventos.museus.gov.br/docs/Guia%20da%20Programa%C3%A7%C3%A3o%2012%C2%AA%20Semana%20de%20Museus%20NACIONAL.pdf