Mutirões esclarecem dúvidas sobre Imposto de Renda gratuitamente

01/04/2015 16:39

No dia 8 de abril, acontece na Av. Central (em frente ao banco Itaú, em Tijucas) a campanha Declare Certo, evento popular que tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas dos contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) gratuitamente. A programação acontece em várias cidades.

Promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon GF) - filiado à Fenacon – entidade que reúne mais de 400 mil empresas das áreas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas –, o mutirão ocorre em locais com grande circulação de pessoas, como praças, calçadões e shoppings.

A principal dica de profissionais contábeis nesta época do ano é que as informações precisam ser preenchidas com exatidão para que o documento não caia na malha fina, já que a fiscalização da Receita Federal está cada vez mais rígida. A inexperiência do contribuinte é um dos principais motivos que levam a erros e omissões na declaração. A assistência neste tipo de evento popular também assegura a identificação do melhor modelo: o completo ou o simplificado.

Os plantões de atendimento contam com a participação voluntária de empresários contábeis, que orientam os contribuintes sobre os itens a serem declarados, como a aquisição bens de consumo acima de R$ 5 mil, por exemplo. É importante ter em mãos todas as notas que comprovem a compra desses produtos, especialmente veículos e imóveis.

Em 2014 foram 1.629 atendimentos gratuitos ao público, em 11 municípios da Grande Florianópolis. Após 10 anos a campanha Declare Certo se fortalece, e a cada ano torna-se referência à população que pretende tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda.

Sempre no mês de abril o Sescon Grande Florianópolis promove sua maior ação social, que envolve profissionais diretos e indiretos, principalmente a participação de associados, que voluntariamente dispõe-se ao atendimento dos cidadãos, mesmo na época mais conturbada dos escritórios.