Na luta contra o HPV - Meninas são vacinadas nas Escolas

26/09/2014 9:08

Em Tijucas, equipe da Secretaria de Saúde visitou escolas e vacinou em torno de 400 meninas

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante todo o mês de setembro a Campanha para a 2ª dose da Vacina contra o HPV.
A campanha, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação com a introdução no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero, aconteceu não só nas Unidades Básicas de Saúde de Tijucas, mas também nas Escolas Municipais e Estaduais que atendem meninas entre 11 e 13 anos.
As Escolas foram visitadas durante todo o mês de setembro, por uma equipe habilitada da Secretaria Municipal de saúde que prestou esclarecimentos e vacinou as meninas.
De acordo com a secretária de saúde Rosicler Furtado, foi reservado um tempo durante o período de vacinação para esclarecimentos em algumas escolas que questionaram sobre a polêmica que circulou na internet sobre a reação que as vacinas provocariam. Em Tijucas, a secretária informa que em torno de 400 meninas foram vacinadas com a primeira e segunda dose e em nenhum dos casos houve qualquer reação.
“A vacinação contra o HPV está no calendário da rotina das vacinas das meninas e é de extrema importância que elas mantenham este calendário em dia. No Brasil, o câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina contra HPV”, diz a secretária. Rosicler ainda reforça que, ao completar 11 anos, mesmo fora do período da Campanha Nacional de Vacinação, as meninas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar a aplicação da vacina.
O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março deste ano. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas entre 11 a 13 anos já foram vacinadas em todo o país, atingindo 87,3% do público-alvo - uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo.