NASF cria grupo para prática de atividades físicas

14/08/2017 12:17

A prática regular de exercícios físicos é uma importante aliada para a promoção de saúde e bem-estar. Sabendo disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) criou o Grupo Mexa-se pela Vida, para estimular a prática de atividades físicas. O grupo receberá aulas ministradas pelos profissionais de Educação Física e Fisioterapia do NASF, em parceria com a equipe da unidade de saúde do Centro, uma vez por semana, no Ginásio de Esportes João Bayer Filho. A princípio, as aulas acontecem às quartas-feiras, das 8h às 9h.

As aulas começam nesta quarta-feira (16). As primeiras 50 vagas disponibilizadas já foram preenchidas, porém, a Secretaria de Saúde continua recebendo inscrições para viabilizar a criação de uma segunda turma.

O propósito do projeto Mexa-se pela Vida é fomentar a promoção da saúde e bem-estar e prevenir o surgimento de doenças decorrentes do sedentarismo. As aulas são abertas para pessoas com mais de vinte anos, que queiram aderir à uma vida mais ativa e para pacientes que estejam na fila de fisioterapia do município por motivo de dores crônicas. Os interessados podem se inscrever na Unidade Básica de Saúde do Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3263-0548.

A importância da atividade física

Sabe-se que o sedentarismo é um mal comum entre a população na atualidade. A vida corrida, os compromissos com o trabalho e outras atividades muitas vezes são apontados como a causa da inatividade física. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo IBGE, por exemplo, aponta que 45,9% da população brasileira com idade entre 14 e 75 anos pode ser considerada sedentária.

Uma vida saudável tem estreita relação com a prática regular de atividades físicas, porque os exercícios auxiliam na redução de diversos fatores de risco. Melhoria no metabolismo das gorduras e carboidratos, controle de peso e hipertensão, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e até de alguns tipos de câncer são apontados como benefícios da atividade física. Até mesmo problemas psicológicos, como depressão e ansiedade podem ser combatidos com a prática de exercícios.

(Texto: Thiago Furtado (Estagiário) | Imagem: Ilustrativa)