No combate ao preconceito contra a Aids

03/12/2015 8:22

Buscando combater o preconceito contra pessoas portadoras do vírus HIV, a Administração Municipal de Tijucas através de Secretaria Municipal de Saúde realizou importantes ações no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de Dezembro. Procurando observar a reação de quem passava, a Secretaria Municipal de Saúde organizou na manhã da última terça-feira (01) uma ação que mantinha pessoas segurando um cartaz com as seguintes palavras: “Tenho Aids, você pode me abraçar?’’ em pontos movimentados da cidade. O cartaz buscava promover a reflexão em relação ao preconceito e a falta de informação, ainda existente nos dias de hoje. A adesão foi grande e muitos, inclusive, pararam para conversar e passar uma mensagem de conforto.
Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 530 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. Sendo que 135 mil não sabem ou nunca fizeram o teste. 11,5 mil mortes, devido à doença, são registradas por ano em nosso país. Entre 2005 e 2011, o número de testes de HIV distribuídos e pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões para 6,3 milhões de unidades. A distribuição de camisinhas, masculina e feminina, é feita em toda a rede municipal de saúde em Tijucas.
Ainda no dia 1º, foi realizada uma palestra no Anfiteatro Leda Regina de Souza para debater o tema “Aids na 3ª idade”, onde participaram agentes comunitárias e representes dos grupos de terceira idade.
Já no dia 02 de dezembro, uma equipe das Secretaria Municipal de Saúde esteve durante todo o dia em frente ao Ginásio de Esportes do bairro Praça para realizar exames rápidos de HIV. Os testes rápidos também são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.