Nota – Aquecimento solo Prefeitura Municipal

06/03/2015 13:44

A Prefeitura Municipal de Tijucas através da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que no dia 25 de fevereiro contratou a empresa GEONUMERICS – SOLUÇÕES EM GEOTECNIA (empresa com experiência em escavações subterrâneas), para executar as atividades de abertura do solo, coleta e análise de amostras, emissãode laudo técnico, bem como, se for constatada alguma contaminação nesta área aquecida, será feita a remoção e dado o destino de todo material contaminado. Neste mesmo dia foram discutidas as condições de realização deste trabalho junto ao Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado de Defesa Civil, a FATMA e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Já no dia 28 de fevereiro pela manhã, foram realizadas as atividades deabertura do solo e coleta de amostras para análise, que deverá ter seu resultado no prazo de 15 a 20 dias. Lembramos que todo o trabalho foi executado dentro dos níveis aceitáveis de segurança. Ao total foram realizadas seis escavações na sala onde ocorreu o fato, sendo retirados aproximadamente 24 quilos de terra para análise. Observa-se que em nenhum momento foi detectado a presença de gases, apenas constatou-se que as amostras retiradas do solo apresentavam uma temperatura de 44°C, enquanto que a superfície 30,9°C.

Ainda foram fixados ao solo tubos lacrados, com o intuito de após 32 horas certifica-se que não há gases algum sendo emanado do solo, isto ficou constatado no dia 02 de março (segunda feira). Destacamos que todas estas atividades forma executadas com o acompanhamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, FATMA e o Prefeito Municipal.

Por fim, no dia 02 de março, diante de tais fatos, ficou acordado entre a Prefeitura Municipal de Tijucas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a empresa GEONUMERICS que a sala continuará interditada até o resultado das análises laboratoriais das amostras do solo, porém as atividades ao entorno devem voltar à sua normalidade.