Nova Estação de Tratamento de Água de Tijucas é entregue a comunidade de forma remota

10/08/2020 15:23

Na noite do último sábado (08), em cerimônia remota transmitida pelo Facebook, a Administração Municipal de Tijucas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE), realizou a entrega da Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Cecília Melo dos Santos, a “Dona Dica".

A solenidade ocorreu na localidade da Itinga, onde fica todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água do município, de forma bastante limitada quanto ao número de pessoas e mantendo todas as regras de distanciamento e prevenção que o momento exige.

“Esta é uma das obras mais importantes para o município. Não adianta fazer obras e mais obras, se quando a população chega em casa não tem água na torneira ou no chuveiro. Estou muito feliz, apesar da pandemia e da forma como estamos entregando esta obra. A sensação é de dever cumprido”, afirmou o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Sobre a nova ETA

Realizada totalmente com recursos próprios do Samae e que totalizou mais de 2 milhões e quatrocentos mil reais, a nova ETA é fabricada em aço carbono/poli-propileno e tem vazão de até 60 litros de água por segundo. Ela também contou com a construção de base para os tanques e de uma casa de química onde fica a central de comando do sistema.

De acordo com o presidente do Samae de Tijucas, Jilson José de Oliveira, a nova ETA conta com um sistema operacional completo e moderno, capaz de tratar água com maior turbidez e manter a antiga estação em funcionamento, juntamente com a nova ETA.

“Desde 2017 realizamos vários investimentos pensando na melhora da distribuição de água na cidade, entre eles, a ampliação de toda a rede principal de água. Hoje celebramos a conquista desta nova ETA, agora Tijucas tem muito mais capacidade de tratamento e distribuição de água, atendendo assim à crescente demanda da população”, afirmou o presidente do Samae.

Autoridades presentes

- Eloi Mariano Rocha - prefeito de Tijucas;
- Izeneide Paloschi - primeira dama do município;
- Vilson Natálio Silvino – presidente do poder legislativo;
- Jilson José de Oliveira - presidente do Samae de Tijucas;
- Rosenildo de Amorim - secretário municipal de Administração e Finanças;
- Vilson José Porcíncula - secretário municipal de Saúde;
- William Clemes - secretário municipal de Des. Econômico;
- Leila dos Anjos Costa - chefe de gabinete do prefeito Eloi;
- Uilson Sgrott – ex-prefeito de Tijucas;
- Rudnei de Amorim - vereador;
- Cláudio Tiago Izidoro - vereador;
- Fabiano Morfele – vereador e
- Elizabete Mianes da Silva – vereadora.

Saiba mais sobre a homenageada aqui

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza