Pescadores recebem Galpão para manutenção de barcos

04/06/2014 14:27

A noite da última terça-feira (03) foi um marco para a história dos pescadores artesanais de Tijucas. Dando continuidade aos eventos que celebram os 154 anos do município, a data foi marcada pela inauguração do Galpão para Manutenção de Barcos da Colônia de Pescadores Z-25, localizada no bairro Praça.
A pesca artesanal sempre teve forte presença na história de Tijucas. A aproximação da realização do sonho de ter um local coberto para a reforma das embarcações começou no dia cinco de dezembro de 2013, quando o convênio para a construção foi assinado. O repasse de R$35 mil veio da Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado, por meio da Administração Municipal e Secretaria Municipal Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.
Pescadores e familiares estiveram presentes na cerimônia. Emocionado, o presidente da Colônia de Pescadores Valdir Mafra falou da importância da estrutura e da certeza de que de agora em diante, os pescadores poderão trabalhar todos os dias, independente de sol ou chuva.
O presidente da Federação Catarinense de Pescadores Artesanais Ivo da Silva também se fez presente e confirmou que esta é apenas uma, das tantas outras parcerias com o Município de Tijucas.
Na oportunidade, o prefeito municipal Valério Tomazi cumprimentou os presentes e felicitou os pescadores pela conquista. “Esta é uma obra aparentemente simples, mas de grande valia para a Colônia de Pescadores de Tijucas. A pesca faz parte da tradição de Tijucas, assim como a carpintaria naval, ambas devem ser mantidas”, disse o prefeito. Ainda em discurso, o prefeito destacou a força dos pescadores e a necessidade de dar-lhes boas condições de trabalho. “Quando não se tem nada, o pouco é muita coisa. Mas nós haveremos de construir mais”, prometeu.