Plano Náutico de Tijucas é apresentado ao Prefeito e a lideranças de Tijucas

17/02/2017 15:21

O projeto de desenvolvimento do Polo Náutico de Tijucas foi apresentado nesta sexta-feira (17) ao prefeito Eloi Mariano Rocha, aos vereadores e a um grupo de empresários locais. O encontro foi conduzido pelo vereador Jean Carlos de Sieno dos Santos e pelo presidente do GTT Náutico de Santa Catarina, Álvaro Ornelas, os quais têm acompanhado de perto o desenvolvimento do projeto nos últimos anos e o momento atual de execução do plano.

Segundo Ornelas, “algo que precisa ficar muito claro é de que o pólo náutico de Tijucas já é uma realidade”, diz. Em sua apresentação, ele falou sobre as potencialidades do município e de toda a Baía Tijucas, que envolve municípios vizinhos que também contam com grande vocação náutica.

“O foco de Tijucas precisa ser diferenciado, por isso, todo o projeto tem como base a oferta de serviços náuticos, em especial, de manutenção e construção de embarcações. É algo inovador, ainda não oferecido aqui na região”, diz.

Segundo ele, dentro da marina de serviços estará o pólo de capacitação náutica. “Não pretendemos fazer parcerias ou convênios apenas com uma universidade, mas sim, com diversas instituições do exterior. Nossos primeiros contatos já incluem a possível vinda de instituições da Itália, Portugal e Inglaterra, por exemplo”, afirma.

A apresentação do plano ainda revelou que Tijucas precisa definir agora o que pretende para a sua orla nos próximos vinte, trinta anos. Para isso, ele citou exemplos de sucesso como Boston, Nova York e outras cidades litorâneas que conseguiram explorar rios e mares de forma inteligente, em acordo com o meio ambiente e com as novas tendências de vida em sociedade.

O presidente da Acatmar, Mané Ferrari também acompanha de perto o surgimento do polo náutico de Tijucas e vê o projeto com entusiasmo. "Nestes quatro, cinco anos em que estamos trabalhando pela implantação deste polo em Tijucas já tivemos grandes avanços e temos a certeza de que com a união de todos vocês, em especial, da iniciativa pública com a iniciativa privada, teremos muito mais a conquistar. Tijucas está começando de forma planejada e isso faz toda a diferença", disse.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, engenheiro Sérgio Fernandes Cardoso também se fez presente no encontro desta sexta-feira (17). “O Sebrae é parceiro do pólo náutico de Tijucas desde o primeiro momento e continuará sendo. Por isso, vamos apoiar a realização do segundo festival náutico de Tijucas que acontecerá em breve”, afirmou.

O secretário de estado de Planejamento de Santa Catarina, Murilo Flores, que estava em Tijucas para verificar as necessidades do município, também prestigiou o encontro. “Conheço o projeto do pólo náutico de Tijucas há alguns anos e sei da importância desta obra para a cidade e para a região como um todo. E justamente por isso, apoiamos a realização do EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) para que o projeto seja feito de acordo com as necessidades locais”, diz.

Finalizando o encontro, o prefeito Eloi Mariano Rocha agradeceu aos organizadores pela apresentação do projeto e colocou a administração municipal à disposição de todos. “Sempre acreditei que o futuro de Tijucas está no nosso Rio e por isso, no que depender de nós, podem contar com todo apoio necessário. A prefeitura de Tijucas está de portas abertas e eu, como prefeito, comungo deste projeto”, finalizou.

SECRETÁRIO VISITA PONTOS DA CIDADE

Após o encontro com empresários no Sebrae, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jilson José de Oliveira e o diretor do Sebrae, Sérgio Cardoso percorreram alguns pontos da cidade com o secretário de estado Murilo Flores.

Entre os pontos visitados, destaque para a Ponte Bulcão Viana, que tem pedidos de restauração encaminhados ao governo do Estado; a beira rio de Tijucas que precisa de revitalização, e ainda, a praia de Tijucas e a boca da Barra, as quais foram tema do encontro sobre o Plano Náutico da cidade.

Estas e outras obras foram solicitadas à secretaria de Estado de Planejamento em um ofício entregue pessoalmente pelo prefeito de Tijucas ao secretário Murilo Flores.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)