Pluviômetros Automáticos garante acompanhamento do nível da chuva em tempo real

25/03/2015 16:07

No ano de 2014 a Administração Municipal através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, aderiu ao projeto "Pluviômetros Automáticos" do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Este projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, assim formando uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres.

O pluviômetro automático é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Estes equipamentos enviam os dados de forma automática para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN e não precisam de energia elétrica para funcionar. Tijucas conta com dois equipamentos automáticos instalados, um na Secretaria Municipal de Ação Social, e outro na Estação de Tratamento de Água do SAMAE, além de cinco equipamentos semiautomáticos instalados nas escolas municipais, com intuito de junto ao projeto “Defesa Civil nas Escolas”, trabalhar a percepção de risco da comunidade.

A leitura do volume de chuva captado por estes equipamentos pode ser acompanhada em tempo real por toda comunidade através do link CLIQUE AQUI.
O Objetivo destes equipamentos é criar um banco de dados com intuito de proporcionar um sistema de alerta eficaz, identificando assim precisamente os limiares de chuva para nossa cidade conforme ela se modifica em decorrência do desenvolvimento.