População tem papel importante na prevenção contra Dengue

15/04/2019 11:25

Após os recentes relatos de Dengue em Itapema e Porto Belo, a Secretaria de Saúde de Tijucas solicita apoio da população para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e também do vírus da Zika e Chikungunya.

“Não temos casos da doença na cidade, apenas focos. Se a população ajudar a acabar com a água parada, que é o criadouro do mosquito transmissor conseguiremos nos manter assim”, destaca Vilson José Porcíncula, secretário da Saúde.

De acordo com informações da Saúde estão sendo feitas visitas domiciliares, a terrenos baldios e a locais estratégicos, como ferros-velhos, floriculturas e borracharias para verificação de possíveis focos. Muitas famílias estão se unindo e realizando limpezas nos quintais, varandas e até no espaço interior de suas residências.

“Se dependesse de mim, a cidade não teria nenhum foco de Dengue. Acho que todos os moradores deveriam se conscientizar e saber que a responsabilidade de combater o mosquito também é nossa”, conta Ana Clara de Lima, moradora do bairro Universitários.

Como combater?

Cuidado dentro das casas e apartamentos

•Tampe os tonéis e caixas d’água;
• Mantenha as calhas sempre limpas;
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
• Mantenha lixeiras bem tampadas;
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

•Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
• Limpe ralos e canaletas externas;
• Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
• Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
• Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Prevenção/Proteção

•Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
•Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Cuidados
•Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
•Não tome qualquer medicamento por conta própria.
•Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

•Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
•Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
•Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

Denuncie focos do Aedes aegypt

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

Organize um mutirão de combate ao Aedes aegypti

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza