Portobello apresenta resultados em reunião na sede da empresa

29/06/2018 12:34

A Portobello realizou, nesta quinta-feira (28), uma reunião para apresentar os resultados obtidos pela empresa no último ano. O evento integra a programação das comemorações do aniversário de Tijucas e reforça o compromisso da empresa em manter laços estreitos com a cidade. A reunião contou com a presença de diretores da empresa, do Prefeito Eloi Mariano Rocha, de vereadores do município, entidades da sociedade civil e imprensa.

O Presidente Cesar Gomes Junior fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos presentes. Ele destacou a importância que a empresa dá ao relacionamento muito próximo com Tijucas, cidade em que a Portobello surgiu e se tornou referência no ramo cerâmico. “É um enorme prazer mostrar o que estamos fazendo para todos vocês”, afirmou.

O Vice-presidente de Operações, John Suzuki, falou sobre os números da Portobello nos últimos anos. Ele destacou a capacidade da empresa de manter-se relativamente estável durante um período de crise, em que o setor ceramista registrou queda de 25 a 30%. Os números da empresa, no entanto, registraram uma diminuição 3,8% na produção e, já em 2017, constataram uma recuperação, com crescimento de aproximadamente 2%. Esta estabilidade foi fundamental para que praticamente não houvesse demissões, mantendo, em 2018, praticamente o mesmo número de funcionários que a empresa tinha em 2015, quando o cenário econômico era mais favorável.

O Vice-presidente da Portobello, Mauro do Valle Pereira, apresentou um panorama geral do grupo, destacando as lojas Portobello Shop espalhadas pelo Brasil, novas estratégias de negócio, com apostas na exportação, e o investimento em tecnologia para a criação de novos produtos, sobretudo as peças de revestimento de grandes formatos. Além disso, Mauro também destacou a relação íntima entre Portobello e Tijucas, que faz com que suas histórias se fundam em diversos momentos. “Mesmo que a gente projete um futuro olhando lá para fora, ele ainda será construído em Tijucas”, ressalta.

O Prefeito Eloi Mariano Rocha foi convidado a falar sobre a importância da Portobello para a cidade e sobre a busca pela construção de um elevado na altura do Km 162 da BR-101. O Prefeito, em conjunto com a empresa, tem realizado esforços para reivindicar a obra à ANTT, responsável pela concessão da rodovia à Autopista Litoral Sul. Nos últimos anos, alterações no trecho afetaram o principal acesso à fábrica. Com o elevado, a intenção é desviar o trânsito que segue para as cidades do Vale do Rio Tijucas, evitando que o tráfego passe pelo centro de Tijucas, e possibilitar um novo acesso à Portobello.

“A Portobello é uma das maiores contribuintes do município e seu crescimento reflete diretamente no desenvolvimento da cidade com a geração de novas oportunidades de emprego para nossos tijuquenses. Por isso a importância desta luta pela construção do elevado. Já não é mais uma reivindicação exclusiva da Portobello, mas sim uma necessidade, uma bandeira a ser defendida por todo o município e até mesmo pelo Vale”, disse o Prefeito.

A Presidente do Comitê Social da empresa, Andreia Cipriani, destacou os programas sociais desenvolvidos pela Portobello. O Grupo investe em projetos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo do Idoso, projetos culturais através da Lei Rouanet e mantém programas de voluntariado em que os colaboradores atuam de diversas maneiras.

O último a falar foi o Presidente do Comitê Ambiental da Portobello, Roberto Basso. Ele salientou a preocupação da empresa em melhorar cada vez mais a sustentabilidade dos seus processos, investindo em tecnologia e reavaliação constante das atividades produtivas. O Grupo trabalha constantemente para gerar inovações sustentáveis, que permitem o reuso integral da água utilizada na produção, por exemplo.
Depois da reunião, os participantes foram recepcionados para um almoço no salão de festas da ADEC.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: Larissa Souza.