PRECIPTAÇÃO DE CHUVA e PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

25/05/2015 17:10

NOTA - DEFESA CIVIL

No dia 20/05 – Recebemos a informação da Secretaria de Estado de Defesa Civil que, os modelos de previsão numéricos, estavam apresentando acumulados de chuva expressivos para a maioria das regiões de SC entre o Domingo (24) e a quarta - feira (27/05), especialmente terça e quarta. E a princípio indicavam um volume em 4 dias que representa o esperado do mês inteiro de maio.
Já no dia 21/05 – Emitimos uma nota interna para toda a Administração Municipal, em especial a Diretoria de Comunicação e ao Corpo de Bombeiros.
No dia 22/05 – Foi emitido uma Nota pela Administração Municipal, onde desde então estamos reiteradamente acompanhando o volume de chuva e a previsão climatológica .
Destacamos que até este exato momento embora os índices pluviométricos sejam significativos, a Cidade não registra nenhuma ocorrência. Orientamos aos pedestre, ciclistas e motoristas que fiquem atentos a possíveis alagamentos momentâneos que é típico de qualquer centro urbano, devido impermeabilização do solo.
Lembramos que os limiares de chuva neste exato momento principalmente no que compreende o intervalo de 24hs apresentam um volume de 41 mm, sendo importante ressaltar que segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastre Natural – CEMADEN os limiares de chuva para nossa cidade são 50mm em 24hs ou 70mm em 72hs, apresentando este quadro o nosso município passa a apresentar algumas anormalidades requerendo da população um certo nível de atenção, principalmente os moradores de áreas de risco. O Rio Tijucas também esta sendo monitorado, apresentando um nível aceitável pelo volume de chuva que já acometeu a cidade.

Os dados a partir de hoje nos apresentam o seguinte cenário:

Segunda-feira (25/05): 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Sul.
Terça-feira (26/05): 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Vale do Itajaí.
Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 120 a 150 mm no Litoral, especialmente o Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados. Alto risco de temporais com vendaval.
Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 100 mm.
Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm.
Gostaria de pedir atenção especial aos pescadores e população da Praça e Sul do Rio quanto ao mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira (27 e 28/05).
Lembramos que de quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul.

Por fim ressaltamos que no Link da Defesa Civil situado na página da Prefeitura há todas as informações necessárias para a população;
• Mapa de Risco
• Plano de Contingência
• Locais de Abrigos
• Equipamentos capazes de dar a leitura do volume de chuva que cai na cidade em tempo real e altura do rio
• Previsão de tempo e maré
• Alertas

E quaisquer informações ou boletins será informado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura.