Prefeito aprova projetos para a cidade apresentados por alunos do Senai

17/08/2018 12:57

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do Senai de Tijucas apresentaram ao Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, uma série de projetos voltados para o desenvolvimento local. Eles fazem parte de uma ação pedagógica do Senai intitulada “Situação de Aprendizagem”. Nela, os alunos recebem demandas reais e buscam projetos que solucionem ou melhorem tais condições na cidade em que estudam.

Em Tijucas, os alunos produziram trabalhos voltados para diversos temas, como: mobilidade urbana, uso de energia solar, criação e melhoria de áreas de lazer, bem como de pólos industriais e outros temas de interesse público. Ao conhecer os projetos, o Prefeito ficou feliz pela dedicação dos estudantes e pelas excelentes iniciativas que surgiram na escola.

“É deste olhar especial que a cidade precisa. É este carinho, este amor pelo município que o Prefeito quer que as pessoas tenham. E vindo de estudantes, com tanta criatividade e motivação, os projetos ganham um valor ainda maior”, disse o prefeito.

Das sugestões apresentadas, o Prefeito selecionou duas que serão colocadas em prática em breve. Um dos projetos trata da revitalização do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito e o outro, de instalação de pontos de ônibus modernos na cidade.

No caso do terminal rodoviário, o Prefeito determinou a suspensão imediata do projeto que estava sendo elaborado pela prefeitura para que seja adotada a sugestão apresentada pelos estudantes. “Quero que a estrutura da rodoviária fique de acordo com o que vocês idealizaram neste projeto. Ele agrega ideias muito práticas, inteligentes, que garantem maior segurança e conforto aos usuários e que, pelo visto, não terão custo elevado para a administração”, disse.

As alunas Analice Lavratti, Bianca Régis Bona, Camila Cristine Tavares, Maria Fernanda Cardoso, Maryna Fortunato e Vitória Mafra, elaboraram um projeto de reforma mantendo o prédio atual. Ele inclui melhorias no sistema elétrico, hidráulico, renovação da pintura, e agrega novos itens, como a colocação de vidros, portas automáticas em determinados pontos do terminal e ainda, ações de incentivo à preservação ambiental com instalação de lixeiras ecológicas e plantio de mudas para formar um jardim de parede.

O projeto foi submetido à avaliação da equipe técnica de engenharia e arquitetura da Prefeitura para que receba as adaptações necessárias a fim de levá-lo ao processo licitatório e conseqüente execução da obra.

Já quanto aos pontos de ônibus, os alunos Arthur de Souza Azevedo, Alice Habitzreuter, João Guilherme de Morais, Lívia Zimermann e Sara Miriã dos Santos apresentaram uma estrutura moderna que combina zinco, aço e concreto. O projeto também precisará de ajustes para ser submetido aos orçamentos e em seguida, ao processo licitatório.

“Todos os projetos são muito interessantes e pertinentes, porém, alguns já temos ações em andamento. De imediato, estes dois que selecionamos são os que consideramos mais urgentes e que atendem às necessidades de outros programas que já estavam em nosso planejamento”, finalizou o prefeito.

SOBRE A APRESENTAÇÃO

A apresentação dos projetos ao Prefeito foi feita pelos alunos no Senai dias atrás. Nesta sexta-feira (17) os autores dos trabalhos selecionados foram convidados para uma reunião no gabinete da prefeitura a fim de detalhar as propostas.

Eles estiveram acompanhados do Coordenador de Ensino Médio do Senai, Roberto Vazquez e do professor de Geografia e orientador dos projetos, William Gian Moura. Para os estudantes, a oportunidade de conversar pessoalmente com o Prefeito e ter a possibilidade de ver seus projetos colocados em prática foram motivos de muita empolgação.

“Eu ainda não tinha vindo na Prefeitura, nunca havia conversado com o Prefeito e hoje saio daqui feliz por ter acontecido tudo isso. Mais ainda por termos sido ouvidos e recebidos tanta atenção”, disse a estudante Bianca Naiara Régis Bona, uma das autoras do projeto de reforma da rodoviária.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva