Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à Covid-19

05/06/2020 16:45

Por conta do aumento significativo de casos da Covid-19 nesta semana, o Prefeito de Tijucas reuniu nesta sexta-feira (05) a equipe de Saúde, em especial, da Vigilância Epidemiológica e os setores de Comunicação, Compras e Licitações, para determinar novas medidas emergenciais de enfrentamento ao novo Coronavírus.

Entre as ações determinadas para cumprimento imediato, está a compra de testes rápidos para uso da secretaria de Saúde, a fim de aumentar o número de pacientes examinados. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarlene Daroci, o uso destes novos kits obedecerá protocolo do município. “Hoje temos testes oferecidos pelo Estado que só podem ser utilizados de acordo com o protocolo estadual, por isso, tendo testes no município, teremos mais possibilidade de testagem da população, seguindo as normas elaboradas pela vigilância local”, explica.

Na reunião também foi definido que será enviado um ofício às Polícias Militar e Civil, bem como ao Corpo de Bombeiros, pedindo intensificação nos trabalhos de fiscalização quanto ao cumprimento dos decretos estaduais e municipais relacionados à pandemia. O trabalho já é feito pelas equipes de Vigilância em Saúde do município, porém, precisam de apoio policial para que as ações sejam mais efetivas.

Em termos de comunicação, serão intensificadas nos próximos dias as atividades de orientação quanto ao uso obrigatório de máscaras, além de reforço no trabalho de conscientização dos cuidados básicos de prevenção na comunidade.

Outras ações previstas no plano emergencial, elaborado em fevereiro deste ano pela Saúde de Tijucas, também estão sendo avaliadas para serem colocadas em prática.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, faz um apelo à população. “Estamos trabalhando incansavelmente para amenizar os problemas trazidos por este novo vírus, mas infelizmente nem todos estão se cuidando como deveriam. Se cada um fizer a sua parte com certeza será muito mais fácil evitar uma maior contaminação de nossa comunidade”.

Ele ainda afirma que o período mais crítico está apenas começando. “Por isso, não é hora de relaxar. Pelo contrário, agora é que vamos precisar ficar em casa, sempre que possível, evitar aglomerações, usar máscaras e manter a etiqueta de higiene. Informações não nos faltam. Precisamos apenas que todos estejam conscientes de seu papel neste combate”, conclui.

Texto e foto: Karina Peixoto Silva