Prefeito participa de reunião do DEL e conselho aprova dois projetos

06/10/2017 17:24

A diretoria do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) de Tijucas esteve nesta sexta-feira (6) na sede da ACIT/CDL para mais uma reunião ordinária do Conselho. Estiveram presentes o prefeito de Tijucas e presidente do Conselho do DEL, Eloi Mariano Rocha, o presidente da ACIT, Rogério de Souza, além dos consultores da Facisc, Carina Casanova e Osmar Vicentin e ainda, os conselheiros do DEL.

Durante a reunião foram apresentados dois projetos da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social. Um deles é o Conectar Pessoas que pretende capacitar jovens de Tijucas para inserção no mercado de trabalho. O outro é de Sensibilização de Contadores e Empresários e que tem por objetivo aumentar a arrecadação de recursos para o FIA (Fundo para infância e Adolescência) a partir de destinação de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para financiamento de projetos sociais.

Os dois projetos foram apresentados pela secretária de Ação social de Tijucas, Rosely Steil que também faz parte da câmara técnica. Na ocasião ela relatou as ações que já estão sendo desenvolvidas no município e relatou os benefícios que estes dois novos projetos podem trazer à comunidade. "Temos muitas crianças e adolescentes para serem atendidos por projetos sociais e também para encaminhamento profissional, por isso a importância desta união de forças entre poder público e empresários", disse.

Segundo ela, com o desenvolvimento de projetos mantido pelo Fia atualmente em Tijucas, como a banda marcial, o grupo de lutas marciais Hapkido e orquestra de violinos, muitas crianças em situação de vulnerabilidade social foram recuperadas. "De 50 crianças encaminhadas para o projeto, 49 não tiveram mais nenhum envolvimento com crimes ou ações irregulares", explica.

Já quanto à inserção no mercado de trabalho, o projeto Conectar Pessoas terá como missão preparar os jovens para entrevistas de emprego, dando orientação psicológica e de recursos humanos para adotar postura adequada, saber elaborar o currículo e outros itens que se tornam imprescindíveis no momento da contratação.

Após a apresentação de algumas sugestões por parte dos conselheiros, os dois projetos foram aprovados e serão colocados em prática ainda neste mês.

Depois dos projetos, os conselheiros passaram para a etapa de reavaliação dos desafios do município. Na próxima reunião outras câmaras técnicas farão apresentação de projetos, sendo um da Câmara de Desenvolvimento Urbano e outro da Câmara de Educação Empreendedora.

(Texto e fotos: Karina Peixoto Silva)