Prefeito pede explicações à Celesc sobre as constantes quedas de energia no município

19/02/2019 10:21

O Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e o secretário municipal de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim, estiveram na sede da Celesc em Florianópolis para cobrar da instituição explicações para a instabilidade do sistema de fornecimento de energia ao nosso município.

Em reunião com o Diretor de Distribuição da Celesc, engenheiro Vitor Lopes Guimarães, ele explicou que o município de Tijucas é atendido por dois alimentadores da Subestação situada na divisa com Canelinha. Segundo ele, no final do ano passado e no início deste ano, o bairro Praça e a área industrial de Tijucas registraram diversas interrupções no fornecimento, porém, o problema já foi detectado.

“Realizamos estudo de proteção que apontou para a necessidade de troca de elos-fusíveis do ramal a fim de aumentar a capacidade. A troca foi efetuada ainda no mês de janeiro e desde então, verificamos melhora significativa no sistema que abastece estas regiões”, diz.

Ele ainda afirma que a solução definitiva só se dará com a execução de uma obra interligando os dois alimentadores, garantindo assim atendimento de novas cargas e aumento de recursividade. O traçado do alimentador passa pelas marginais da BR 101 e por isso, depende de autorização da Autopista Litoral Sul para ser feita. “O projeto será encaminhado ainda nesta semana para a concessionária e ficaremos no aguardo de sua aprovação para poder iniciar a obra”, explica o diretor.

Para o Prefeito, a reunião foi importante para confirmar que a Celesc está atenta ao problema e em busca de soluções. “Empresários de nossa região também já haviam solicitado explicações à Celesc e a nossa visita reforçou o pedido de Tijucas para que o fornecimento de energia seja normalizado em nosso município. Vamos continuar acompanhando os encaminhamentos da instituição e se for preciso, cobraremos novamente a agilidade destas ações”, diz o Prefeito.

Texto: Karina Peixoto | Foto: Jéssica Souza