Prefeito protocola pedido de construção de elevado à Autopista e à ANTT

07/11/2017 14:35

Após audiência na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta segunda-feira (6), ficou determinado que o tema voltaria a ser discutido nesta terça-feira em Tijucas por representantes da Autopista Litoral Sul e da ANTT.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Eloi Mariano Rocha, onde se fizeram presentes o coordenador substituto da ANTT/SC, Orlei Damasio, o coordenador do posto da ANTT em Itapema, José Alberto Salceda, o superintendente da Autopista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro, o coordenador de projetos da Autopista Litoral Sul, Marcelo Possamai, o Gerente Jurídico da Portobello, Edson Stringari e o assessor parlamentar do deputado estadual João Amin, Eduardo Sardá.

Durante a reunião, foi discutida a sugestão da administração municipal de Tijucas para resolução dos problemas de acesso à cidade após as alterações realizadas no final do ano passado mediante a portaria 339.

De acordo com projeto apresentado pelo prefeito e protocolado à Autopista durante a reunião, a melhor alternativa seria a construção de um elevado no km 162, nas proximidades da comunidade Imacol.

“Nosso objetivo é resolver o problema de isolamento daquela comunidade e das empresas instaladas nas proximidades, como a Da Magrinha e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso à cerâmica Portobello que teve sua marginal transformada em via de mão única. Além disso, a obra atenderá o shopping do grupo Tacla e ainda, o município vizinho de Porto Belo que também sofrerá com o fechamento de um retorno na BR 101, conforme já é previsto pela ANTT”, explica o prefeito.

Os técnicos da Autopista e da ANTT se comprometeram a analisar a proposta, mas garantiram que é possível de ser realizada. “É viável sim. Vamos analisar com mais detalhes a questão de localização, os reflexos que ele terá, mas já podemos adiantar que é viável sim”, afirma Paulo Mendes Castro, Diretor Superintendente da Autopista Litoral Sul.

A questão do acesso à Portobello também foi discutida durante o encontro. O gerente jurídico da Portobello, Edison Stringari se comprometeu em nome da empresa a apresentar um projeto de engenharia para retomar o acesso pelo viaduto de forma temporária. “Pelo menos enquanto não é construído o elevado, gostaríamos de reverter o trânsito na marginal de acesso à empresa para dar mais segurança aos nossos usuários e evitar o transtorno que existe hoje de um longo caminho percorrido até o primeiro retorno, que fica no município vizinho”, diz Stringari.

CONTRATOS ASSINADOS

Além das obras de acesso à cidade, o prefeito também já recebeu da ANTT e da Autopista a autorização formal para a reversão do trânsito em parte da marginal que liga o centro à comunidade Imacol e também, para a realização das obras sob a Ponte de Tijucas que fará a inversão do trânsito que hoje liga os bairros Centro e Praça.

“Com esta obra que o município se comprometeu a realizar, vamos eliminar as filas no trajeto que liga o bairro Praça ao Centro, conforme já aprovado pela própria comunidade em audiência pública realizada no início deste ano”, diz o prefeito.
A partir da assinatura dos (CPEU) Contratos de Permissão Especial de Uso, a prefeitura está autorizada a realizar as obras sob a ponte, incluindo novo retorno em outro pilar da ponte e ainda, ajardinamento do vão central que atualmente está fechado por barreiras rígidas de concreto.

(Texto e fotos: Karina Peixoto Silva)