Prefeito recebe visita de universidade italiana que vai se instalar em Tijucas

30/03/2017 16:25

O coordenador na América do Sul da universidade italiana Quasar Design University, Cristian Gasparotto, e representantes de empreendimentos náuticos que estão sendo construídos em Tijucas, estiveram reunidos com o prefeito Eloi Mariano Rocha na manhã desta quinta-feira (30).

O objetivo da visita foi renovar ao prefeito o interesse da universidade italiana em se instalar em Tijucas e da necessidade de estabelecer parcerias com demais instituições de ensino públicas e privadas da região para oferecimento de cursos voltados ao design.

Segundo o coordenador, empreendedores italianos estão atentos ao potencial de nosso município. “Tijucas é alvo dos olhos italianos há algum tempo principalmente pela sua condição geográfica e pelas possibilidades que estão se abrindo com a criação deste polo náutico”, disse.

Ele ainda afirma que tendo aceitação por parte do poder público municipal, a universidade italiana trará toda a parte técnica necessária para capacitação de pessoal e criação de cursos de graduação e especialização com os quais trabalha.

“Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio entre os dois países através da prefeitura e da universidade para oferecimento de cursos superiores de especializações em arquitetura e design naval”, disse.

A proposta é que a estrutura da universidade italiana componha o projeto do TMC (Tijucas Marine Center) – empreendimento em formato de condomínio náutico onde serão instaladas empresas que prestam serviços para o setor.

De acordo com o idealizador do TMC, Álvaro Ornelas, a parceria entre o empreendimento e a administração municipal será fortalecida com a vinda da instituição italiana. “Temos por objetivo viabilizar a vinda de iniciativas como esta que resultam na internacionalização do pólo náutico de Tijucas, afinal, esta é a cidade que mais acelerou seu processo de desenvolvimento em todo o estado nos últimos anos”, disse.

Nos próximos dias a universidade italiana vai receber um ofício do prefeito de Tijucas a fim de formalizar o interesse do município em receber a instituição. “Acreditamos no potencial deste projeto e colocamos o município à disposição da universidade italiana, bem como de todas as instituições que queiram se tornar parceiras de Tijucas em prol de seu desenvolvimento”, disse o prefeito.

Também participaram da reunião o vereador Jean Carlos de Sieno dos Santos, que acompanha todo o processo de instalação do pólo náutico de Tijucas desde 2015 – e o arquiteto Romeu José dos Santos.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)