Prefeito reforça parceria com a Epagri

26/01/2017 11:57

A necessidade de fortalecer a agricultura e a pesca do município tem sido uma preocupação constante do prefeito Eloi Mariano Rocha desde o primeiro dia de sua gestão. Para dar melhores condições a estes setores, o prefeito está buscando, através da secretaria municipal de Agricultura e Pesca, conduzida por Jilson José de Oliveira, a união de órgãos parceiros como Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e entidades representativas dos pescadores.

Nesta quinta-feira (26) já foi realizada uma reunião com o gerente regional da Epagri na Grande Florianópolis, José Orlando Borguezam e com a engenheira agrônoma da Epagri, que atua no escritório de Tijucas, Mônica Dozza.

Durante o encontro foi entregue ao gerente regional um ofício da secretaria municipal com as principais reivindicações do poder executivo. Entre os itens levantados, estava o pedido de orientação técnica da Epagri aos agricultores locais para promover a diversificação do plantio de hortifrutigranjeiros e consequentemente, do fortalecimento da agricultura familiar.

Também foi mencionada a importância de incentivar culturas de aipim, batata doce e maracujá no município. “Precisamos resgatar estas culturas que há alguns anos eram consideradas as melhores do estado”, disse o secretário Jilson.

Outra reivindicação importante foi quanto à vinda de mais um engenheiro agrônomo para reforçar a equipe técnica de atendimento ao agricultor.

O prefeito se comprometeu a reforçar o pedido da Epagri formulando um ofício ao secretário de estado da Agricultura. “Faremos uma comunicação formal ao governo do estado reforçando o pedido e a necessidade da Epagri de ter mais este profissional no escritório de Tijucas”, disse o prefeito.

Ao final do encontro o prefeito renovou o pedido de atenção especial aos agricultores e pescadores de Tijucas. “Sabemos que há muito a ser feito por eles em nosso município e por isso precisamos contar com esta orientação técnica da Epagri.

Queremos que nossos agricultores e pescadores se sintam apoiados e tenham a orientação necessária para produzir mais e melhor, expandindo seus negócios e tendo assim, bom retorno financeiro”, finalizou o prefeito.

Membros da equipe da Secretaria de Agricultura de Tijucas também participaram da reunião.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)