Prefeito retorna de Brasília com boas notícias para Tijucas

12/07/2018 12:18

Audiência Ministério da Saúde | João Salame Neto
Nesta semana o Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha esteve em Brasília visitando ministérios e gabinetes de parlamentares em busca de projetos e recursos para Tijucas. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e do secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Entre os compromissos cumpridos na capital federal, destaque para audiências relacionadas à captação de recursos para obras de infraestrutura, saúde e educação.

Em visita ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Prefeito e Secretários foram atendidos pela Assessora da DIGAP (Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais) Gisele Ferreira. Na ocasião, a comitiva de Tijucas recebeu informações sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas), verificou a situação de programas aos quais o município já está cadastrado e ainda pode se cadastrar, e também atualizou dados sobre o andamento do repasse de recursos e pagamentos de obras em andamento. Tudo para garantir ainda mais qualidade ao ensino público municipal.

Já no Ministério da Saúde eles foram recebidos pelo Diretor do Departamento de Atenção Básica, João Salame Neto. Na oportunidade, o prefeito de Tijucas pediu recursos para reforma e ampliação das unidades de saúde do município, em especial, para a UBS Dona Calina, do Bairro Praça.Audiência Saúde | Rogério Abdalla
Audiência Saúde | Rogério Abdalla

Em uma segunda audiência, desta vez com o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o pedido de Tijucas foi para a vinda de profissionais da saúde para o município através do programa Mais Médicos. Segundo Abdalla, um profissional já está garantido e deve chegar ao município nos próximos 40 dias. Além disso, um novo edital será aberto nos próximos meses e com isso, há a possibilidade de Tijucas ser contemplada com mais dois médicos do programa. Ainda durante o encontro, o secretário do Ministério da Saúde se comprometeu a auxiliar a administração municipal na elaboração de um novo plano da atenção básica para Tijucas.

CONSTRUÇÃO DO NOVO ELEVADO ESTÁ GARANTIDA PELA ANTT

Além destas audiências, um dos principais objetivos da missão do Prefeito em Brasília foi de renovar o pedido de construção de um elevado na BR 101, no Km 162, nas proximidades do rio Santa Luzia. O pedido foi feito à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que é a responsável pelas rodovias federais.

Com a obra, o trânsito pesado será retirado do centro da cidade e ao mesmo tempo, será criada uma nova opção de entrada à cerâmica Portobello. A medida se faz necessária já que seu acesso principal foi prejudicado pelas mudanças realizadas pela ANTT e Autopista Litoral Sul nas marginais da BR 101 no final de 2016.

O projeto do novo elevado será encaminhado à Brasília pela Autopista Litoral Sul e segundo a ANTT, já está incluído no plano de obras dos próximos 5 anos da concessionária.

“Voltamos para Tijucas satisfeitos pelas visitas realizadas e pelo retorno que tivemos às solicitações apresentadas. É sempre muito gratificante poder voltar para a cidade com a garantia de que novos projetos e obras estão sendo encaminhados positivamente pela nossa gestão”, disse o Prefeito.

Audiência ANTT | Construção do elevado
Reunião Educação | FNDE