Prefeitos da Grande Florianópolis se unem para enfrentar a crise

06/11/2015 10:23

Gestores das 22 cidades da região divulgam ações conjuntas para a população

Em uma coletiva de imprensa que ocorreu nesta quinta-feira (05), os 22 prefeitos dos municípios que compõem a GRANFPOLIS, divulgaram a Carta Aberta à Sociedade, chamando a atenção para a crise econômica e política que abala o país. Aproveitando a oportunidade de estarem reunidos junto à imprensa, os prefeitos falaram sobre a crise e a forma como vem afetando cada cidade.
A carta, fala sobre os problemas enfrentados pelas Administrações, visto que sobram para os municípios apenas 17% do que é arrecadado no território nacional, há também, os atrasos nos repasses dos programas nacionais e estaduais, a transferência de obrigações da União e dos Estados aos Municípios via municipalização e outras estratégias, sem a garantia dos recursos necessários para prestar os serviços e ações delegadas com qualidade e eficiência, como para exemplificar, a merenda e o transporte escolar, entre outros problemas.
Há também a questão da inadimplência dos contribuintes em relação aos tributos municipais, motivada pela carência de capacidade contributiva e do alto índice de desemprego; o insuportável crescimento das despesas de custeio da máquina administrativa, representada pelas despesas com combustível, peças, energia elétrica (iluminação pública) e manutenção de máquinas e veículos e a queda das transferências do FPM, do IPVA e do ICMS, receitas fundamentais dos pequenos e médios municípios.
Entre as medidas sugeridas às administrações municipais para a redução de custos e equilíbrio das contas estão: A redução dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais; da jornada de trabalho dos servidores municipais; das horas extras; diminuição dos cargos comissionados, funções gratificadas e gratificações.
O prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, este é um momento de atenção e contenção de gastos, sem dúvidas, junto da equipe administrativa, serão levantadas as melhores opções para se combater a crise de modo que não interfira ainda mais no trabalho que vem sendo realizado.

Clique aqui para Carta Aberta dos Prefeitos à Sociedade.