Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Prefeitura entrega casas para famílias desabrigadas pela maré de 2016

14/03/2019 14:26

A emoção tomou conta de sete famílias tijuquenses na manhã desta quinta-feira (14). Elas foram contempladas com novas residências após perderem suas moradias na alta da maré, ocorrida no final de 2016. “Me lembro como se fosse hoje, perder tudo não foi fácil”, recorda Lucimar Pacheco.

As casas modulares entregues pela Prefeitura Municipal de Tijucas têm aproximadamente 42 m² e são divididas em sala, cozinha integrada, dois dormitórios, banheiro, além da área de serviço externa. Nestes dois anos, as famílias foram acolhidas pelo aluguel social.

“Outras 600 famílias têm recebido amparo da prefeitura e moram em casas alugadas, custeadas pelo município através do aluguel social. Hoje foi uma vitória alcançada após muita luta. Mesmo a maré ocorrendo antes da minha posse, assumi a causa e corri atrás”, comemora o prefeito Elói Mariano Rocha.

Em novo endereço, na rua Sílvio Silvestre de Souza, no bairro Areias, Zilda Pacheco, mãe de Lucimar, não conseguiu segurar as lágrimas de felicidade ao receber o novo lar. “Não queria chorar, mas não consegui segurar. É muita felicidade”, confessou a senhora Zilda ao abrir a porta da casa nova.

As residências foram construídas com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec) e o terreno foi doado pela Prefeitura de Tijucas, bem como a infraestrutura do local: água, luz e esgoto.

“A Defesa Civil tem um programa para a retirada das famílias de áreas de risco no município. Este é o caso destas sete famílias. Após encaminhar a documentação para a Defesa Civil do Estado elas foram contempladas com as moradias”, explica Sheila Dias, coordenadora municipal da Defesa Civil.

O casal Irineu Boaventura e Lucimar Pacheco planejam agora recomeçar a vida e deixar para traz o episódio triste da maré de 2016. “Receber essa casa foi uma emoção muito grande! Está sendo um recomeço para nós! Agora estamos prontos para escrever uma nova história. Pretendemos nos casar em breve e agora já temos a nossa casa”, comemora o casal.

 

 

 

 

 

 

 

Mais fotos aqui

(Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza | Vídeo: Karina Peixoto Silva)

© 2019. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil