Prefeitura pede reprogramação dos semáforos e mudanças na sinalização das marginais do viaduto

21/03/2019 10:22

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (20), o Prefeito de Tijucas Eloi Mariano Rocha pediu à Arteris Litoral Sul melhorias no tráfego em torno do viaduto que fica sobre a ligação das Avenidas José Manoel Reis e Coleira.

De acordo com o Prefeito, a implantação do semáforo, solicitada pelo I Fashion Outlet Iguatemi, trouxe mais segurança aos usuários, porém, tem gerado filas em horários de pico. “Muitas pessoas estão elogiando o novo sistema por sentirem mais segurança na travessia do viaduto, e isso é fato, porém, precisamos fazer alguns ajustes para que o trânsito flua melhor”, solicitou o prefeito.

O Gerente de Investimento da Arteris, Juarez Richter Cordeiro e a Coordenadora de Faixa de Domínio, engenheira Letícia Salete Tessari, analisaram o local e discutiram com o Prefeito as possíveis alterações a serem feitas. O vice-prefeito e secretário de Obras, Adalto Gomes, o Diretor da Ditran, Alvino Aurélio Muller, a Chefe de Gabinete, Leila dos Anjos Costa e o arquiteto Romeu José dos Santos também participaram da reunião. Quem também se fez presente foi o Gerente da construtora responsável pelas obras do I Fashion Outlet, Guilherme Gonçalves.

MEDIDAS TOMADAS

Conversão à direita livre

Durante a reunião ficou acordado que nesta semana a Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Ditran, vai implantar nova sinalização na convergência das avenidas José Manoel Reis e Coleira para tornar a pista da direita livre. Com isso, quem está à direita e deseja transitar em direção à BR 101 pela marginal, poderá seguir sem esperar pelo semáforo. Já quem precisa atravessar a marginal cruzando as duas avenidas, terá que respeitar o semáforo.

Retirada de faixas elevadas

Para dar mais fluidez ao trânsito também foi solicitada a retirada das faixas elevadas de pedestre nas marginais. Caso seja aprovada pela Outlet, que é responsável por esta sinalização, a faixa será mantida, porém, sem elevação.

Mão inglesa

Atualmente uma das pistas sob o viaduto está como mão inglesa, permitindo o trânsito livre de quem vem pela marginal da Cerâmica Portobello e quer retornar à BR 101 no sentido norte. Durante a reunião foi solicitada a retirada deste sentido para que a pista possa ser incorporada ao trânsito de travessia. Com isso, quem cruzar as avenidas terá mais uma pista para transitar. De acordo com a engenheira, a medida ainda não é possível porque o acesso pela BR 101 anterior ao viaduto é muito curta e tendo maior fluxo pode gerar filas sobre a rodovia. “No entanto, como a Portobello vai iniciar em breve a regularização de seu acesso, colocando a pista marginal nas normas de trânsito para rodovia, teremos um trecho bem maior de acesso e com isso podemos estudar a possibilidade de eliminar a pista de mão inglesa sob o viaduto”, explica.

Reprogramação dos semáforos

Durante a próxima semana a empresa de programação de semáforos deve vir a Tijucas para fazer novo estudo de tempo de abertura dos sinais. Caso seja possível, a intenção é reprogramar os semáforos cedendo mais tempo de sinal verde aos pontos mais críticos e menos para os que possuem menor fluxo, em especial, nos horários de pico.

Acesso ao Morretes e novo elevado no Km 162

Durante a reunião, o Prefeito de Tijucas recebeu outras duas boas notícias. Uma delas é de que já foi aprovado o projeto e em breve deve ser liberada a execução da obra da tão solicitada alça de retorno no Km 169, no Morretes.

Já quanto ao elevado no Km 162, que vem sendo solicitado pelo Prefeito Eloi desde 2017, segundo o Gerente de Investimento da Arteris, o projeto funcional deve ser protocolado até o final deste mês. Se for aprovado, a concessionária receberá autorização para elaborar o projeto executivo da obra. “Estamos confiantes de que a obra será autorizada e com isso, teremos uma melhora significativa em um dos principais acessos ao nosso município”, disse o Prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva