Prefeitura reúne moradores dos bairros Centro, Areias e Universitário

17/01/2018 12:25

Moradores dos bairros Centro, Areias e Universitário foram convidados pela Administração Municipal de Tijucas para participarem de uma reunião de prestação de contas nesta terça-feira (16) no salão de festas da Capela Santa Terezinha.

Na ocasião a diretora de Integração e Comunicação Social da prefeitura, Karina Peixoto Silva agradeceu a presença de todos, em nome do Prefeito Eloi Mariano Rocha e em seguida, apresentou os dados relativos ao primeiro ano da atual gestão municipal. A apresentação incluiu informações sobre a situação financeira do município, obras que estão em andamento, recursos garantidos pela atual administração e ainda, projetos para 2018.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O presidente do Samae de Tijucas, Jilson José de Oliveira falou aos moradores sobre a atual condição do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água na cidade e apresentou os projetos do Samae para este ano que contemplam a expansão de todo o sistema, incluindo a construção de duas novas redes e substituição de toda a rede instalada há mais de 40 anos à beira rio de Tijucas. Ele também falou especificamente sobre a rede do Mata Atlântica, que hoje se mostra incapaz de atender todas as residências já existentes e explicou os projetos de expansão do sistema, que deve acontecer em conjunto com o construtor do loteamento.

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA HERCÍLIO LUZ

O vice-prefeito e secretário de Obras, Adalto Gomes, também se manifestou durante a reunião apresentando detalhes da obra de revitalização da avenida Hercílio Luz. Segundo ele, a secretaria tem recebido muitas críticas por conta do projeto que está sendo executado no local. “O que todos precisam entender, no entanto, é que este projeto é de 2015 e como o município havia sido contemplado com estes recursos, porém, na gestão anterior não havia sido feita a obra, tínhamos alguns meses para executá-la. Caso contrário, o recurso teria que ser devolvido”, disse.

Ele ainda explicou que além de decidir por fazer a obra que já tinha recursos garantidos, a administração municipal também resolver bancar com recursos próprios a obra de drenagem de toda a avenida, como forma de resolver os antigos problemas de alagamentos naquela região.

“Quanto às rotatórias e desvios construídos na avenida, não podemos fazer diferente do que está neste projeto aprovado em 2015. Trata-se de uma obra que passa por conferências e medições da Caixa Econômica Federal para garantir que está sendo feita de acordo com o projeto aprovado para este fim. Caso seja preciso, após a conclusão da obra e liberação por parte da Caixa, vamos fazer as alterações necessárias”, explicou.

OBRA NA AVENIDA RESOLVEU O PROBLEMA DE DRENAGEM

O vice-prefeito e secretário de Obras, Adalto Gomes também destacou a importância da obra de drenagem realizada na avenida, com recursos próprios da administração municipal. A tubulação colocada tem espessura muito maior do que antiga rede e além disso, vários pontos de ligação clandestina, bem como, pontos de interrupção do sistema foram solucionados. “Nos últimos dias tivemos um volume muito intenso de chuvas e todos puderam perceber que a avenida não alagou, diferentemente de outras ocasiões em que as ruas ficavam totalmente cobertas pela água e intransitáveis mesmo com pouco volume de chuva”,ressaltou.

Ele ainda garantiu que existe intenção da administração municipal de recuperar a pavimentação da avenida. “Não podemos garantir mais esta obra para este ano ainda, mas podem ter certeza de que assim que for possível será feita a substituição de pavimentos de toda a avenida”, concluiu.

MORADORES LEVANTARAM OUTROS TEMAS

Outros assuntos como, limpeza da cidade, construção de faixas elevadas e coleta seletiva também foram discutidos entre os moradores que saíram satisfeitos com os esclarecimentos recebidos. A próxima reunião de prestação de contas na comunidade acontece nesta quinta-feira (18) no Clube XV de Novembro para moradores do mesmo bairro, e ainda, dos bairros Joaia e Pernambuco. O encontro está marcado para às 19h30.

(Texto e foto: Karina Peixoto Silva)