Primeira edição do Varal Literário promove a leitura na Educação Infantil de Tijucas

23/10/2018 10:05

As creches e unidades de pré-escolar da Rede Municipal de Ensino estarão repletas de leitura, imaginação e criatividade durante esta semana. Em todas as unidades do município acontece o Primeiro Varal Literário da Educação Infantil. O projeto visa estimular nos alunos, desde cedo, o gosto pela literatura e pelos saberes que ela proporciona.

Cada unidade da Educação Infantil escolheu uma obra para trabalhar e discutir com os alunos. A partir deste contato, os alunos desenvolvem o apreço pela leitura, trabalham a oralidade e a palavra escrita, criam intimidade com os livros desde cedo, confrontam realidade e fantasia.

O projeto também conta com as famílias, envolvendo os pais na discussão e produção dos trabalhos para o Varal Literário. Nesta semana, entre quarta e sexta-feira, as unidades estarão abertas ao público, com a exibição dos trabalhos feitos pelos alunos e pais, rodas de conversa e apresentações culturais. Este momento tem o objetivo de proporcionar momentos de prazer entre família e comunidade escolar através das histórias.

“É muito importante promover este carinho pela literatura desde cedo. Uma criança que cresce com incentivo à leitura com certeza terá uma vida escolar melhor”, afirma a Secretária de Educação, Neide Maria Reis.

O Varal Literário da Educação Infantil é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, organizado pelas professoras Carla Bianca Z. Azevedo, coordenadora das creches, e Deise Juliana Silveira, coordenadora do pré-escolar.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).