Produtores de maracujá de Tijucas fazem visitas técnicas no sul do estado

06/02/2019 12:12

Na última semana um grupo de produtores familiares de maracujá de Tijucas fez uma visita técnica à Estação Experimental da Epagri de Urussanga (EEUR) e a dois produtores de mudas da fruta. A intenção da visita é proporcionar aos agricultores do município o contato com outras experiências de cultivo e contribuir para o planejamento da próxima safra (2019/2020). A excursão foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas e pelo Escritório Municipal da Epagri.

Na parte da manhã, na EEUR, os agricultores tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre as principais etapas do planejamento da lavoura e sobre o sistema de plantio direto de maracujá, com o intuito de buscar melhores resultados no cultivo e comercialização da fruta. Os participantes também puderam conhecer as estruturas de produção de mudas de maracujá e tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com os pesquisadores da EEUR.

No período da tarde os agricultores visitaram dois produtores comerciais de mudas de maracujá (viveiristas), nas cidades de Urussanga e Jacinto Machado. A visita aos viveiristas tem o objetivo de antecipar a encomenda das mudas para agilizar o plantio e produção nas propriedades do município. Com isso, a colheita pode ser feita já no final de dezembro de 2019, o que pode gerar melhor retorno financeiro aos produtores, já que nesta época o valor de comercialização da fruta é mais atrativo.

Os agricultores foram acompanhados pelo Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior, e pelos Engenheiros Agrônomos da Epagri, Renato Guardini e Marcelo Zanella. José Leal destaca a importância do intercâmbio para aprimorar a produção em Tijucas. “Estamos trabalhando para incrementar a produção da fruta no município. Temos dado o suporte técnico que os produtores precisam e subsidiado a produção para que a atividade se fortaleça cada vez mais. Essa troca de experiências é fundamental para que o nosso agricultor possa melhorar a sua produção, aumentar a produtividade e a qualidade do cultivo”, comenta.

No ano passado, A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente disponibilizou 28 mil mudas de maracujá para os agricultores familiares do município. As plantas foram doadas sem qualquer custo para os produtores.

Fotos: Divulgação.