Produtores do Timbé formam grupo de trabalho para fortalecer os negócios

30/10/2017 12:41

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o SEBRAE, está desenvolvendo um projeto de fomento aos produtores de alimentos do Timbé. O programa consiste na formação de um grupo de trabalho que, até o momento, conta com a adesão de seis empresários.

Desde o último mês de julho, o programa já fez o levantamento das necessidades dos empresários, que são entre outras, a de desenvolvimento de cursos de gestão do tempo e financeira, além de palestras sobre temas como MEI, agricultura familiar e administração de Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O programa visa ainda incentivar algumas ações que contribuem para o desenvolvimento dos negócios como, por exemplo, a formalização das empresas que estejam trabalhando de maneira informal e a criação de materiais de divulgação dos produtos. Identificado como um nicho de mercado, por exigir parcelas de produtos oriundos da agricultura familiar e orgânica, o fornecimento de produtos ao poder público também tem sido incentivado.

Outra questão trabalhada com o grupo tem sido sobre os possíveis benefícios da compra e venda coletivas. Esta estratégia pode diminuir os custos e melhorar os rendimentos das empresas.

Os empresários integrantes do grupo já realizaram também uma visita técnica à uma cooperativa em Nova Veneza, para conhecer as características deste sistema. No futuro, esta pode ser uma alternativa interessante para os produtores daqui.

O prefeito Eloi Mariano Rocha visitou os produtores e afirma: “a capacitação profissional só pode trazer bons resultados. É desta maneira que os produtores vão se posicionar melhor no mercado e conseguir desenvolver seus negócios”.

“A estratégia adotada pela secretaria e pelo SEBRAE é fortalecer o trabalho com os produtores que se interessaram em participar do grupo. Acreditamos que, a partir do surgimento dos resultados, outros empresários da localidade também queiram participar do programa”, diz o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Jean Carlos de Sieno dos Santos.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo