Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Professores da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada em Tijucas

17/07/2019 9:05

Entre os dias 15 e 17 de julho (segunda a quarta-feira) acontece mais uma etapa da Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Ensino de Tijucas. Nesta fase, a capacitação conta com a participação de dezenas de profissionais da educação. As atividades estão sendo realizadas em forma de oficinas pautadas em diversos temas, com abordagens pedagógicas, históricas, inclusivas, culturais e de avaliação.

A formação é realizada em parceria com a Escola de Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com objetivo de atualizar os professores, renovar práticas em sala de aula e prepará-los para os desafios do ano letivo. De acordo com a secretária de Educação de Tijucas, Neide Maria Reis, a expectativa é que a formação contribua para a produtividade dos educadores.

“É sempre muito importante termos um momento para parar, pensar e rever nossas práticas na educação e aprender mais. Assim nossos profissionais melhoram e o ensino melhora também. Certamente renovados, depois das férias e com a capacitação realizada durante esta semana, nossos professores terão condições de fazer mais um grande ano para a educação de Tijucas”, afirma.

 

 

As oficinas acontecem no Campus da Univali, no bairro Universitário e são ministradas por especialistas em educação. São mais de 20 temas trabalhados nas oficinas durante todo o projeto. Nesta etapa os assuntos abordados são: avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); inclusão da pessoa com autismo; estratégias de ensino; psicomotricidade; ato de brincar no desenvolvimento infantil, entre outros.

Palestra

Acontece no dia 06 de agosto, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, uma palestra sobre a importância da literatura na Educação Infantil. A convidada da noite será Cleide Jussara Pareja Muller. Ela possui Graduação em Letras pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1977) , Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Doutoranda em Educação pela UCSF (Universidade Católica de Santa Fé - Argentina).

Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí, Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora de área do PIBID/2010/Letras/CAPES, Coordenadora do Grupo CONTARTE do Programa PROLER/UNIVALI. Atua, principalmente, nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, formação continuada em leitura, literatura, oratória e língua portuguesa.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil