Profissionais da Saúde participam de palestra sobre escorpiões

08/03/2018 11:05

Nesta quarta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra de prevenção contra escorpiões para os profissionais da rede municipal. A apresentação foi feita pelo biólogo Vilson Antônio Weis, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC). Participaram da capacitação enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a palestra, Vilson fez um panorama geral sobre as várias classes e espécies animais de relevância para a área da saúde, em termos de riscos que podem oferecer às pessoas. A intenção da conversa é capacitar os profissionais da saúde para identificar corretamente animais peçonhentos e o tratamento adequado para acidentes causados por cada um deles.

O escorpião-amarelo (Tityus serrulatos) é o principal causador de acidentes graves, com registro de óbitos. O biólogo apresentou as características do animal, os locais e condições onde ele é comumente encontrado e as estratégias de combate, apoiado em estudos de caso realizados no país.

Com o treinamento, a intenção é preparar os profissionais para identificarem nas comunidades a possibilidade de surgimento de focos do animal. Eles também serão responsáveis pela sensibilização das pessoas em relação ao tema, alertando os moradores sobre medidas importantes para evitar os focos e, claro, como agir em caso de algum acidente envolvendo o escorpião.

Você, cidadão, também é parte fundamental neste processo. Se você perceber algum escorpião – ou qualquer outro animal peçonhento, entre em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária do município através do (48) 3263- 5654 ou (48) 3263-7076.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).